Estratégias para a Retenção de Talento: Saiba como reter os seus melhores funcionários
A retenção de talento é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Os melhores funcionários são difíceis de encontrar…e ainda mais difíceis de manter. É por isso que é importante ter estratégias de retenção concebidas para manter os seus melhores talentos por perto.
Há muitas coisas que pode fazer para reter os seus melhores trabalhadores, pelo que algumas empresas oferecem grandes benefícios, enquanto outras oferecem acordos de trabalho flexíveis. Algumas organizações têm mesmo uma Cultura de Reconhecimento, que recompensa os colaboradores ao apresentarem um trabalho bem-feito.
Faça o que fizer, assegure-se de que as suas estratégias de retenção são adaptadas à sua empresa e aos seus colaboradores. E o mais importante, mantenha sempre a comunicação em aberto. Se o conseguir fazer, estará bem encaminhado para reter os seus melhores talentos.
Deixamos-lhe quatro ideias para começar o processo de retenção dos seus melhores talentos:
- Oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento de carreira: Os trabalhadores querem sentir que estão a aprender e a progredir nas suas carreiras profissionais e, se não virem essa oportunidade dentro da sua empresa, irão para outro lugar que lhes permita usufruir dessa vantagem. Assim, investir constantemente em formação e dar oportunidades para aprenderem novas competências, é uma mais-valia.
- Incentivar um forte equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (worklife balance): A chave é facilitar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Contratos de trabalho flexíveis também ajudam as pessoas a manterem-se produtivas sem terem de sacrificar o seu tempo pessoal. E isso é uma vantagem para todos os envolvidos. Isto pode significar trabalhar a partir de casa em alguns dias, chegar mais cedo ou mais tarde, ou tirar algum tempo durante o dia para tratar de assuntos pessoais.
- Recompensar os membros da equipa pelas suas conquistas: Oferecer incentivos é outra forma de manter os seus melhores talentos junto a si. Por exemplo, poderia dar-lhes um bónus ou um aumento por cumprirem, ou excederem os seus objetivos. Poderia ainda oferecer-lhes dias extra de férias ou privilégios, tais como um lugar de estacionamento reservado.
- Garantir uma comunicação eficaz: Faça com que a sua equipa saiba que o feedback é uma parte importante do processo de crescimento e não apenas algo que é feito uma vez por ano. Se os funcionários sentirem que o seu feedback é ouvido e que fazem a diferença, então estarão mais motivados a permanecer na empresa.
Independentemente da estratégia escolhida, certifique-se de que valoriza e que demonstra isso mesmo aos seus melhores funcionários, para que eles sintam que fazem parte integrante da sua organização e de que, juntos, são uma grande equipa.
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