Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

És um perfil sénior? Reinventa o teu papel no mercado de trabalho

Senior

A experiência é um diploma, e é também o maior património dos profissionais seniores, portanto, se pertences a esta geração, contar com a tua experiência numa empresa irá reavaliar o valor das equipas de trabalho.

A convivência de várias gerações dentro de uma empresa é uma grande oportunidade para o empregador e também para ti como profissional veterano, para mostrares o teu talento, valorizares a tua rede de contatos e transmitires todo o teu conhecimento aos profissionais recém-chegados ao mercado de trabalho.

Como sénior, tu possuis muita experiência e inúmeras habilidades sociais adquiridas ao longo dos anos, como competências de comunicação e mediação, que podem ajudar-te a coordenar equipas e cooperar com os jovens trabalhadores, mais impulsivos. No entanto, procuras estabilidade no emprego e se te sentires confortável na empresa, serás totalmente fiel à empresa e aos seus valores corporativos, ou seja, a chave para o employer branding.

Apesar do exposto, a geração de profissionais seniores apresenta uma desvantagem na hora de procurar trabalho, pois muitas empresas fecham as portas por causa da idade. Existe um grande debate sobre se realmente existe este tipo de discriminação, denominado “idadismo”, mas é claro que algumas empresas aplicam filtros de idade, por isso não desesperes na tua pesquisa, pois pelo contrário existe uma tendência cada vez mais crescente no interior das empresas que optam por aproveitar o valor dos mais veteranos por meio de diferentes fórmulas.

Senior1
Profissionais seniores podem ser mentores com grande potencial

Novas fórmulas para integrar perfis seniores em empresas

Oferecer a tua experiência e conhecimento, reciclar os teus conhecimentos, aprender competências digitais, ou dar ideias como membro de um grupo de especialistas, podem ser algumas das fórmulas para redirecionar a tua carreira profissional graças aos novos princípios que as empresas têm para integrar esses tipos de perfis. Observa as principais tendências para mostrar o teu potencial e tudo em que podes contribuir para as novas gerações:

• Mentoria. Se te podes orgulhar de alguma coisa, é da tua experiência, tantas empresas podem oferecer-te a possibilidade de te tornares mentor da tua equipa de trabalho, transmitir o teu conhecimento numa determinada área e enfrentar novos desafios que te farão adaptar à nova realidade de empresas na era digital.

• ‘Reciclagem’ de habilidades. Ao contrário dos mais jovens, podes aprender novamente porque nunca é tarde, graças a uma tendência crescente em que os profissionais precisam de se atualizar, principalmente em competências digitais, são reciclados para reingressar num mercado de trabalho cada vez mais exigente.

• Grupo de especialistas. Projetos e ideias futuras valem o seu peso em ouro, e tantos anos de experiência valem muito, portanto, montar uma equipa de especialistas em inovação e expansão de negócios com profissionais seniores é sinónimo de sucesso.

• Trabalho em projetos. Pode ser mais uma opção interessante para que possas reintegrar-te no mercado de trabalho, entrando como freelancer ou com contratos para associados a um projeto.

Da mesma forma, se estás ativamente à procura de emprego ou desejas mudar a tua carreira profissional, recomendamos que sigas as dicas básicas para valorizar o teu potencial e atingir o teu objetivo:

• Estabelece um objetivo com as empresas do teu interesse e destaca no teu currículo as tuas competências relacionadas com a função, concentrando a experiência dos últimos anos da tua carreira profissional.

• Sê paciente, transmite toda a tua energia e mostra-te como um profissional com a motivação do primeiro dia de trabalho.

• Não escondas a tua idade. És um profissional com muita experiência e esse é o teu principal valor, que deves destacar antes das empresas.

E acima de tudo, lembra-te: TU moves o mundo.