Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

És um nômada digital?

Foto1

O verão é uma época perfeita para refletir e definir novos horizontes para nós mesmos, mas podes viajar e trabalhar ao mesmo tempo sem prejudicar nada com isso. Queres ser um nômada digital? Bem, graças à tecnologia e à generalização do, talvez consigas.

Com a pandemia, os cenários remotos foram normalizados e a sua principal vantagem é que podemos ter o nosso escritório para qualquer lugar, principalmente se trabalharmos numa empresa que ofereça essa flexibilidade e mobilidade para os seus funcionários.

Se trabalhas numa destas empresas ou tens uma profissão que podes exercer em diferentes espaços, podes te tornar num nômada digital caso te sintas identificado com alguma destas características:

• Liberdade. O teu escritório pode estar em qualquer lugar e adoras ter esse privilégio, que te dá total liberdade de movimento se tiveres ligação à internet.

•Estilo de vida. Ser um nômada digital está associado a um estilo de vida em que gostas, ou seja, estar no comando e não ser liderado por ninguém.

• Empreendedor. Normalmente, as profissões associadas são de freelancer ou relacionadas com perfis criativos e perfis de IT.

Holiday working ou Workation?

Esses anglicismos são cada vez mais frequentes e estão relacionados à condição de nômada digital, ou seja, é uma tendência que consiste em combinar trabalho e férias, geralmente em lugares paradisíacos. Em Espanha já existem vários destes oásis, como é o caso das Ilhas Canárias, destino de muitos nómadas de todo o mundo com todo o tipo de vantagens.

Os tipos de nômadas digitais

E agora a pergunta para um milhão de euros: se eu quero me tornar um nômada digital, do que vou viver? Pois bem, são inúmeras as opções, desde as já mencionadas, de pertencer a uma empresa ou empreendimento com liquidez, até à procura de uma futura profissão ou de geração de rendimentos passivos (por exemplo, com publicidade online).

Vejamos todas as opções:

Freelancer. Trabalhas de forma independente e é o teu próprio patrão, e podes sempre pesquisar novos empregos online em páginas especializadas desses perfis.

• Empregado por conta de outrem. Se já tens emprego e tens possibilidade de trabalhar onde quiseres, parabéns. Mas se não for esse o caso, podes sempre procurar páginas especializadas em trabalhos remotos.

Emprego para os nômadas digitais

Foto2 4

Existem alguns perfis profissionais associados aos nômadas digitais, principalmente aqueles relacionados às TIC, então se te enquadras ou gostarias de te dedicar a algum destes trabalhos, estás com sorte:

• Programador e/ou web designer. Qualquer profissão relacionada à informática permite trabalhar remotamente, principalmente as relacionadas à programação, gestão e web design.

• Consultor online. É uma profissão em ascensão e com inúmeros ramos de atividade, pois poderá aconselhar virtualmente em inúmeras disciplinas como negócios, finanças, desporto, tecnologia, vida saudável, entre outras.

• Escritor e/ou copywriter. É uma das profissões com mais procura de momento. Qualquer negócio online precisa gerar conteúdo: posts, atualizações para redes sociais, newsletters, emails de vendas, por isso, ter um profissional que consiga gerir estas diferentes áreas, é essencial.

• Fotógrafo. Certamente, se pensas ser um nômada digital, vem à mente um fotógrafo profissional, para quem é absolutamente essencial viajar e trabalhar de diferentes destinos.

Se queres ser nômada digital, ou já o és, recomendamos que visites as páginas como a Escuela Nómada Digital, onde encontrarás todas as informações de que precisas para te lançares na aventura do trabalho, ou web24, onde encontrarás todos os tipos de recursos, tanto para viagens, como avaliações ou páginas de emprego. E lembra-te, TU Moves o Mundo.