Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

És um knowmad?

Knowmad

Se falamos recentemente em nômadas digitais, hoje sugerimos que analises a figura do knowmad, ou seja, nômada do conhecimento. Identificas-te com esta definição?

Este conceito é a junção de duas palavras em inglês: know (knowledge) e nômada (nômade) e é usado para descrever profissionais que se adaptam perfeitamente às mudanças impostas pela transformação digital, graças ao seu interesse em aprender e atualizar conhecimentos de forma a absorver as últimas tendências. Inquietos e inconformados, a vontade de transmitir os seus conhecimentos é tal, que tendem a fazer da sua vida profissional um caminho nómada para transmitir os seus conhecimentos tecnológicos em diferentes empresas e projetos.

O termo foi criado inicialmente em 2011 por John Moravec, analista financeiro especializado no mercado de trabalho, para se referir a novos profissionais que sempre desenvolveram as suas carreiras um passo à frente dos demais, pensando no futuro. Se quiseres saber mais sobre o assunto, a jornalista Raquel Roca publicou um trabalho sobre o assunto: Knowmads, os trabalhadores do futuro.

O que define um nômada do conhecimento é o desejo de uma formação contínua, principalmente nas últimas tendências digitais, alimentando as suas hard e soft skills, que são fundamentais para todo profissional em plena era digital, onde se cumpre mais do que nunca a frase “renove-se ou morra”.

A knowmad cultiva a sua marca pessoal todos os dias, principalmente o virtual, e está sempre à procura de novas motivações e preocupações, geralmente trabalhando em projetos, por isso falamos de nômadas quando nos referimos a esses profissionais.

As características de um autêntico knowmad:

• O importante é a atitude. Embora tenham geralmente entre 25 e 35 anos, o knowmad não é uma característica de uma faixa etária específica porque, sobretudo, define-se pela sua atitude para com a mudança.

• Sabes como te adaptar. És um especialista em gestão de mudanças e sabes te adaptar a todos os cenários, principalmente se eles representarem um desafio para a tua vida profissional, como a atual pandemia global.

• Paixão pelo teu trabalho. És o centro da tua vida porque és apaixonado por ela, então a tua prioridade será continuar a progredir na carreira profissional. Não estás à procura de um trabalho como forma de vida, mas sim de alcançar a tua realização pessoal.

• És um geek. Logicamente, dominas a tecnologia e todas as ferramentas disponíveis que facilitam a tua vida e estás por dentro de todas as novidades, adoras experimentar e recomendar tudo aos teus colegas.

• És o dono de ti mesmo. Normalmente, se tiveres um verdadeiro know-how, estarás inclinado a ser um empresário ou a trabalhar para projetos específicos que não te delimitem. Além disso, não tens medo de falhar e aprendes sempre com os teus erros, porque eles são da tua responsabilidade.

Knowmad_2
Os knowmad estão sempre um passo à frente

Profissões knowmad

Os nômadas do conhecimento estão sempre um passo à frente, por isso costumam ocupar as chamadas profiss do futuro, relacionadas com a tecnologia e que, muitas vezes, são muito procuradas devido à escassez destes profissionais.

Perfis como os de desenvolvimento de blockchain, especialistas em Inteligência Artificial ou cibersegurança e arquitetos, são alguns dos mais cobiçados por empresas pelo seu elevado know-how, por isso focam as suas carreiras profissionais nestes setores em constante crescimento e mudança.

Já te reconheces como um knowmad? Se assim for, convidamos-te a fazer parte da TALENTUM, o compromisso da Nortempo com o talento inteligente, uma nova forma de continuares a mover o mundo.