“O fenômeno ‘Best Place to Work’ veio para ficar e assim como as empresas procuram talentos, o talento procura empresas”
Manuel Juntádez, Area Manager Zona Norte da Nortempo
Coesão e motivação de equipas num ambiente de mudança é a chave para o desenvolvimento das empresas. Ouvir ativamente, colocar as pessoas no centro e reter talentos através do Employer Branding fazem parte da fórmula mágica do nosso colega Manuel Juntádez. “O talento pode vencer uma batalha, mas apenas a estratégia e o trabalho em equipa podem vencer uma guerra”, afirma.
Vivemos numa época em que a eclosão da pandemia marcou um antes e um depois nas empresas. Tivemos que nos adaptar aos trancos e barrancos a novos cenários, fundamentalmente digitais, e a coesão das equipas é fundamental nesse processo. Como é que o seu envolvimento é alcançado?
A implicação é, em grande medida, um exercício individual de cada um e que não pode ocorrer sem que os objetivos e metas das empresas e pessoas que os compõem sejam amplamente comuns e compartilhados. Quando as pessoas que integram uma organização partilham objetivos, os novos cenários não devem ser mais do que um elemento motivador adicional, no qual a equipa (e sobretudo com as vantagens que as tecnologias atuais nos trazem) assume a máxima importância.
No caso dos processos de integração, como têm sido tratados?
Voltando ao tema o que começa bem, acaba bem, considero os processos de onboarding básicos. As empresas incorporam novos profissionais para agregar talento, dinamismo, inovação, diferentes visões e experiências anteriores, mas são as pessoas que têm que se adaptar à nova empresa. No caso da nossa empresa, termos uma Agenda de Valores já é uma declaração de intenções a esse respeito.
E é claro que o mais importante sempre continuará a ser as pessoas, porque, falando no meu caso particular, posso dizer que em poucas organizações senti uma receção tão rápida, próxima e natural como na Nortempo. Lembro-me que quando estava cá há sensivelmente um mês, um dia conversei com nossa CEO e disse-lhe que tinha a sensação de estar na empresa há mais de um ano, e o onboarding é exatamente isso, a sensação de conforto ao ingressar num novo projeto.
Como definiria um bom líder de equipa? As fórmulas de liderança líquida são a solução?
“Sempre ouvi dizer (e concordo com isso) que a “liderança adaptativa” é a que mais auxilia no desenvolvimento gradativo de pessoas e equipas, mas a rapidez e rispidez de muitas das mudanças no ambiente atual não fazem com que ninguém (não importa quão bom líder ele possa ser) tenha todas as capacidades e habilidades necessárias para enfrentar ambientes de tão alta incerteza, e é por isso que, a meu ver, não apenas liderança líquida é a solução, mas deve ser a própria organização que deve ser líquida, e por isso o conceito de equipa coesa, complementar e horizontal ganha cada vez mais valor. Sem dúvida, “o talento pode vencer uma batalha, mas apenas a estratégia e o trabalho em equipa podem vencer uma guerra”.
“Não apenas liderança líquida é a solução, mas deve ser a própria organização que deve ser líquida, e por isso o conceito de equipa coesa, complementar e horizontal ganha cada vez mais valor”
Para desenvolver uma equipa, as competências de todos devem ser estimuladas. De que forma?
Com efeito, para desenvolver uma equipa, devem ser estimuladas as capacidades de todos os seus membros, pois não podemos esquecer que, no fundo, uma equipa é como uma corrente, por muito fortes que sejam os elos que a compõem, se algum deles for frágil. Para estimular as capacidades de uma equipa, a primeira coisa a fazer é fazer uma avaliação correta das pessoas que a compõem, o que a meu ver tem que ser posto em comum com cada membro da equipa para saber se a visão de ambas as partes são iguais e também para detetar os fatores motivacionais de cada membro (que geralmente são muito diferentes em geral).
A partir daí, uma avaliação semestral de um SER (Sistema de Avaliação de Desempenho) costuma ser uma ferramenta muito poderosa para dar rigor e continuidade a um modelo de desenvolvimento de equipas. E não vamos esquecer uma coisa importante: todos nós precisamos ser ouvidos, então vamos conversar com nossas equipas, assim como para fazer uma venda inteligente é preciso ouvir as necessidades de nossos clientes, as nossas equipas também precisam ser ouvidas.
Como deteta talentos dentro de uma organização e como eles são preservados?
Felizmente, o talento é como o ouro, brilha por si só, por isso é relativamente fácil de detetar. Outra questão (e esta é a crucial) é saber desenvolvê-la e preservá-la. Pessoas talentosas são geralmente inquietas e exigentes, gostam de desafios e por isso uma vez detetados é essencial maximizá-los através da formação contínua da pessoa e desenvolvê-la com uma carreira profissional em que os cargos ocupados pela pessoa se adaptem a essas capacidades e sempre suponha um componente de desafio excitante. Manter é outra questão. O talento é a pessoa, e será colocada ao serviço da empresa que melhor conseguir satisfazer as suas preocupações e objetivos profissionais, sejam eles quais forem.
“Felizmente, o talento é como o ouro, brilha por si só, por isso é relativamente fácil de detetar. Outra questão (e esta é a crucial) é saber desenvolvê-la e preservá-la”
A marca do empregador é a chave. Como deve ser promovida?
De todos as formas possíveis. O fenômeno Best Place to Work veio para ficar e assim como as empresas procuram talentos, o talento procura empresas. Claro que cada empresa tem a sua estratégia de Employer Branding mas claro, independentemente da forma como é disseminada, esta ainda é uma combinação de fatores motivacionais, a meu ver os mais marcantes: Cultura da Empresa (Visão e Missão); Ambiente de Trabalho; Desenvolvimento Profissional; Salário econômico e emocional.
Devemos por isso conseguir transmitir para o mercado as nossas forças e fatores motivacionais, porque se trata de uma sedução. Devemos ser capazes de tornar públicas e notórias as características da nossa empresa de forma aliciante e enfrentar um projeto com o máximo envolvimento.
Como definiria uma comunicação interna eficaz para o desenvolvimento da equipa?
Direto, sincero e único. As mensagens devem ser diretas (pessoalmente) tanto quanto possível, e sinceras, pois nenhuma informação relevante permanece sem explicação e únicas, independentemente da posição. As mensagens difusas, mutáveis e adaptadas fazem com que cada pessoa tire conclusões diferentes, perdendo o foco e, sobretudo, a geração de expectativas em bases erradas pode levar à frustração.
“TALENTUM não só potencia e facilita a empregabilidade, mas também permite a autoavaliação de competências e formação, com a qual, também potencia os pontos fortes dos candidatos, e consequentemente fortalecer as empresas”
O que é que a Nortempo pode oferecer, com a sua experiência, para auxiliar no desenvolvimento de equipas nas empresas dos clientes?
A Nortempo agora pode fornecer aos seus clientes tudo o que precisam para o desenvolvimento da equipa, desde uma seleção adequada dos perfis mais ajustados, até a uma formação totalmente “sob medida”. Também contamos com novas ferramentas de trabalho, como a nossa nova plataforma TALENTUM, com uma tecnologia que não só potencia e facilita a empregabilidade, mas também permite a autoavaliação de competências e formação, com a qual, também potencia os pontos fortes dos candidatos, e consequentemente fortalecer as empresas.
Como é que o Manuel move o mundo?
Como disse no início, o envolvimento é em grande parte um exercício de responsabilidade individual e cada um de nós “movermos o mundo” exercendo com intensidade, honestidade e entusiasmo as nossas responsabilidades individuais no nosso dia a dia.