Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

‘Employer branding’: o desafio de reter e atrair talentos

Branding

O employer branding responde a um conjunto de políticas da empresa que visam, por um lado, reter os trabalhadores internos e, por outro, melhorar a capacidade de atrair os melhores talentos.

Esta estratégia híbrida de marketing e recursos humanos já existia como conceito desde meados do século passado. Nos anos de forte desenvolvimento e transformação social que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, as empresas implementaram benefícios sociais e privilegiaram o envolvimento dos funcionários de forma integrada com os valores da empresa. Todos nos lembramos de uma pessoa que corresponde ao perfil de um ex-aprendiz, que na sua época foi contratado numa empresa líder na sua área de atuação, tornando-se ao longo dos anos, o melhor embaixador da marca/empresa.

Avanços foram feitos nas fórmulas de lealdade ao colaborador na força de trabalho até que, já neste século, o surgimento do dot.com e a necessidade de ter talentos com alta capacidade de adaptação, autonomia e criatividade, levaram a uma nova versão do Employer Branding, com o objetivo, desta vez, de vencer a batalha para atrair perfis mais qualificados. Nestes primeiros anos do século nasceu a palavra enquanto tal, assim como a marca de talento. A versão que visa seduzir o candidato começa aqui.

Dos comissários e clubes sociais do século XX, passou para ambientes flexíveis, dispensadores de alimentos saudáveis ​​e novas fórmulas de realização pessoal na dinâmica de trabalho, formação e autonomia de decisão.

Nos últimos anos, a marca de empregador entrou numa nova fase. A expansão da digitalização e da comunicação nas redes sociais acelerou a implementação de políticas abrangentes, como a Advocacia dos Funcionários Sociais. As empresas estão cientes de que uma das melhores formas de projetar os seus valores é através dos seus próprios funcionários e candidatos, não só atrair novos talentos e reter os quadros, mas também como parte estratégica da imagem global da própria empresa e da sua contribuição para o desenvolvimento do ambiente em que atua. A contribuição do Employer Branding para o resultado da empresa também não traz dúvidas.

O Employer Branding é hoje um termo comum em fóruns de discussão sobre as chaves estratégicas da empresa, e a procura por serviços de consultoria especializados está a crescer.

A marca do empregador e a marca estratégica, bem como a gestão proativa da reputação, têm benefícios claros, embora valha a pena fazer algumas considerações adicionais.

Vantagens principais

Branding1
O employer branding tem um impacto direto e claro na demonstração de resultados
  • Proposta atraente para o candidato. Uma das vantagens mais visíveis corresponde ao aumento de candidatos que apostam na empresa como primeira opção, além de evitar a possível escassez dos perfis mais solicitados.
  • Menor rotatividade e orgulho de pertença. Do ponto de vista interno, consegue-se uma maior lealdade dos funcionários. Isso reduz o absenteísmo e a rotatividade de pessoal, mas acima de tudo, e mais importante, melhora a iniciativa e o comprometimento.
  • Alto retorno do investimento. Aumentar a capacidade de atrair novos talentos e melhorar a motivação dos funcionários atuais tem um impacto direto e claro na demonstração de resultados. Os custos de seleção e contratação, bem como os associados à rotatividade e absenteísmo, são drasticamente reduzidos. Além disso, a empresa ganha competitividade com melhorias nos índices de produtividade, qualidade e inovação.
  • Melhoria de imagem. Os colaboradores que atuam como embaixadores da marca e por sua vez, uma política de pessoas inovadoras, são cada vez mais fatores importantes para reforçar a proposta de valor e nos posicionarmos melhor no mercado. A marca é promovida com base em atributos de forte ligação emocional com o meio ambiente e com o cliente final. As receitas também são comerciais.

Em suma, com base numa boa estratégia de Employer Branding, os recursos são administrados de forma melhor, os funcionários são mais produtivos, o potencial de inovação cresce, a marca alcança uma diferenciação positiva, vende mais e os resultados da empresa melhoram. Nas palavras de Richard Branson, fundador da Virgin, “cuide de seus colaboradores e eles cuidarão dos seus clientes.”

Outros aspectos a avaliar

  • A eficácia desta política exige coerência entre a política de comunicação e os valores reais da empresa, bem como um claro compromisso com o Employer Branding como parte fundamental da estratégia da empresa.
  • É um processo de adaptação contínua que requer tempo e equipa especializada.
  • É uma tarefa multidisciplinar por definição, colocá-la sob uma perspetiva exclusiva de recursos humanos, marketing ou comunicação pode condicionar o sucesso. É necessária a coordenação entre departamentos, o envolvimento ao nível da gestão e, em muitos casos, o apoio externo de aconselhamento.

Em suma, a marca do empregador é um conceito que está na boca de todos, mas já existe há muito tempo. Não é um modismo e a sua importância crescerá cada vez mais dentro dos planos estratégicos das empresas. A digitalização e as tendências sociais irão favorecer este crescimento.

A NORTEMPO está sempre ao lado das empresas e profissionais que movem o mundo.

Tens a coragem de mover o mundo connosco?