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Elabora um plano para encontrar um emprego e otimiza o TEU tempo

Paloma mendez

Paloma Méndez, Consultora de Recursos Humanos da Fundaçao Nortempo

Estamos à procura de emprego e muitas vezes, depois de algum tempo sem esta necessidade, o maior problema que podemos encontrar é a própria desinformação.

Para terminar com esta desvantagem, devemos realizar um estudo exaustivo sobre a situação atual do mercado de trabalho. Quais são os setores que estão a crescer? Quais são os requisitos que as empresas procuram? Assim que tivermos as respostas para estas perguntas, podemos começar a conduzir uma procura focada e centrada nos objetivos, sempre seguindo etapas estruturadas.

Etapa 1. Conhece-te a ti mesmo

Devemos ter clareza sobre os nossos pontos fortes e fracos e para isso a ferramenta de análise SWOT é muito útil. Mas como podemos fazer isso? A forma mais comum é fazer uma tabela simples, dividida em várias seções, que preencheremos com a máxima sinceridade:

• Pontos fortes são pontos positivos internos.

• Ao contrário dos pontos fortes, os pontos fracos são negativos internos.

• Oportunidades são possibilidades externas positivas.

• Ameaças são problemas externos, obstáculos ou limitações que podem impedir ou limitar a nossa procura de emprego.

O objetivo desta análise é saber qual é a tua situação atual e tentar melhorar tudo aquilo em que não estás tão bem, para que possas tirar conclusões muito úteis para enfrentar processos seletivos futuros, fortalecer a tua imagem, focar os aspetos importantes e aproveitar as oportunidades que se apresentam.

Buscar ofertas de empleo
É necessário que analises (e atualizes) as tuas hard skills e soft skills para procurar emprego

Etapa 2. Explora o mundo digital

Além disso, devemos ter claro que atualmente o emprego não é procurado da mesma forma que antes, e para isso devemos optar por nos reciclarmos e melhoramos as nossas aptidões. Uma das coisas que mais está a mudar no ambiente de trabalho é, sem dúvida, o uso de novas tecnologias, principalmente com a eclosão da pandemia, com um processo de digitalização muito acelerado.

Paralelamente, este processo alterou os processos seletivos e, sobretudo, as prioridades dos empregadores quanto às competências exigidas dos futuros candidatos.

Portanto, é necessário que analises (e atualizes) as tuas hard skills e soft skills, uma fusão de conhecimentos técnicos que possibilita o teletrabalho (ferramentas digitais, programas de videoconferência, etc,) assim como as soft skills, relacionadas à capacidade de adaptação, resiliência e habilidades de comunicação.

Etapa 3. Analisa os setores mais procurados

Revê e atualiza o teu currículo e analisa o mercado de trabalho, para ver se encaixas nos perfis e setores mais procurados. Embora a pandemia tenha reavaliado profissionais ligados aos ambientes digitais, muitos são os setores com grande procura pelos seguintes perfis:

  • Promotor/Comercial. Com orientação para vendas e habilidades de comunicação.
  • Suporte ao cliente. Procuram-se profissionais com capacidade de comunicação e orientação para pessoas.
  • Saúde. Atualmente existe uma grande procura de pessoal biossanitário, tanto enfermeiros e técnicos de laboratório, como também profissionais de saúde.
  • Administração/contabilidade: vários perfis relacionados à administração e gestão de documentos são bastante procurados.

Etapa 4. O mais importante: não desistas

Tu moves o mundo, lembra-te disso. Por isso é importante ter uma atitude positiva, proativa e estar sempre numa procura ativa, mesmo que o processo seja complexo. Não desistas e recomendamos também que descubras a TALENTUM, um portal da Nortempo para emprego, porque o TEU futuro começa aqui.