Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

E agora, as etapas a seguir após uma entrevista de emprego

Entrevista1

Estás à procura de emprego, já passaste a fase da entrevista de emprego e agora é hora de esperar. O principal é ter paciência, saber diferenciar entre “ser interessado” e “ser demasiado insistente” e seguir os nossos conselhos para que a empresa te selecione para a vaga em questão.

É um momento complicado em que temos de saber medir os tempos, mas com positividade e seguindo os nossos conselhos, de certeza que irás conseguir.

Para começar, é hora de fazer um balanço da experiência. Com calma, olha em perspetiva e analisa como correu a entrevista, destacando os teus melhores momentos, mas também os momentos mais complicados e que precisas melhorar. Toma nota de tudo porque vai servir-te para outros processos de futuro.

Aprende sobre o processo

Aproveita durante a entrevista para questionar o entrevistador sobre as próximas fases que a empresa seguirá para encontrar o candidato para preencher a vaga a qual te estás a candidatar. Também é um momento perfeito para que os responsáveis ​​pelo processo de seleção saibam que estás a seguir as seguintes etapas:

  • Solicita um contato logo após a entrevista. Se for pessoalmente, podes pedir um cartão de visita ou um e-mail para acompanhar o processo e isso, vai dar-te vantagens: por um lado irás sobressair dos restantes candidatos e por outro, podes entrar em contato diretamente com o responsável para saber como está o processo.
  • Pergunta sobre os passos a seguir. Aproveita para perguntar como será o processo, e assim tiveres uma referência temporária do seu desenvolvimento, um prazo para tomar uma decisão com o candidato escolhido e se eles entrarão em contato com todos os participantes do processo para dar feedback.
  • Envia um e-mail de agradecimento. Se quiser que eles se lembrem de ti, podes enviar um e-mail a agradecer a oportunidade da entrevista e que te revês completamente na função em questão.

Dá uma margem de tempo, mas não eterna

Se já tens uma referência temporária para a duração do processo ​​de seleção, deves te preparar para agir medindo bem os tempos, caso não recebas uma resposta. Por exemplo, se te disserem que dentro de duas semanas terão tomado a decisão, pode ser adequado retomar o contacto após 3 semanas, mas nunca de forma estrita ou sem exigências porque não causará uma boa impressão.

Pelo contrário, se não tens prazo, estabelece uma data entre 2 e 6 semanas, mas leva em consideração a estrutura da empresa. As grandes empresas tendem a demorar mais para responder porque têm mais pessoas envolvidas na tomada de decisões.

Procura o tom adequado e serás assertivo

Entrevista2 1
Toma atenção à mensagem e ao seu texto

Ao decidires entrar em contato com a empresa, tem atenção ao tom da tua voz e ao teor da tua mensagem, também podes optar por criar uma ligação, ou uma certa empatia, embora às vezes não seja a solução correta, pois pode incomodar ou interromper o responsável pelo processo.

O mais importante é ser gentil e educado e nunca transmitir impaciência. Deves deixar claro o teu interesse em saber o estado da sua candidatura e ir direto ao ponto, sem ser abrupto e, em hipótese alguma, incluir denúncias como: “Disseram que iam me contatar e não o fizeram” ou “Terei de apresentar outra oferta”.

Planifica o teu futuro

Os cenários possíveis, podem ser uma resposta positiva ou negativa, ou que te digam que o processo ainda não foi encerrado (por isso tens de ficar à espera) ou que simplesmente não respondem nada em concreto. Se foste o escolhido, parabéns, mas se tiveres de esperar ou foste rejeitado, não entres em desespero e segue o conselho que te damos neste artigo sobre como ultrapassar um ‘não’ após uma entrevista.

Olha para o futuro com otimismo, continua na procura do teu “trabalho ideal”, treina processos de entrevista e a tua oportunidade chegará mais cedo ou mais tarde porque, lembra-te: Tu, moves o mundo.