Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Dia Mundial do Síndrome de Down: A singularidade pode fazer toda a diferença na SUA empresa

Pexels mart production 7162989

No dia 21 de março comemorou-se o Dia Mundial do Síndrome de Down, selecionado pela ONU em 2012, visando dar visibilidade à trissomia do cromossoma 21 que causa este síndrome.

Na Fundação Nortempo queremos colocar o nosso foco nesta efeméride para conseguir a verdadeira inserção social e laboral das pessoas com Trissomia 21, de forma a normalizar, efetivamente, a sua presença nas empresas. 

Os dados são claros: 81% das empresas não cumprem com a Lei Geral de Deficiência (LGD), que exige que as empresas de mais de 50 trabalhadores tenham uma percentagem superior a 2% de pessoas com capacidades diferentes, contudo, é preciso ir mais longe e apostar na inclusão social como um benefício para todos e não apenas uma imposição.

Em Portugal, a Lei 4/2019, “Sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência” foi publicada no Diário de República a 10 de janeiro de 2019. Esta lei tem como objetivo aplicar uma quota, não inferior a 2% dos trabalhadores, para a contratação de pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, por parte das entidades empregadoras, do setor privado e do setor público. Contudo, esta obrigatoriedade não abrange todos os empregadores do setor privado, abrangendo as médias empresas com um número igual ou superior a 75 trabalhadores e as grandes empresas. Porém, é preciso ir mais além e apostar na inclusão, vista como sendo um benefício para todos, e não como uma mera imposição.

A diversidade, sempre que seja gerida de forma correta, trará importantes benefícios à sua empresa:

  • Diferenciação e singularidade. Hoje em dia, a diferenciação e a especialização são fatores fundamentais para o nosso negócio e para a nossa empresa. Diferenciarmo-nos da concorrência e potenciar a nossa singularidade irá beneficiar-nos e, isto, poderá ser, simplesmente, o reflexo de contar com uma equipa diversificada.
  • Uma oportunidade nos Recursos Humanos. É um erro procurar sempre o mesmo tipo de perfis e a gestão deve focar-se em atrair talento, independentemente das suas capacidades. Além disso, o recrutamento de pessoas com deficiência é um sinal de uma cultura empresarial aberta, competitiva e orientada para a sociedade. 
  • Melhoria do ambiente de trabalho. Com uma equipa diversificada, todos irão trabalhar melhor porque os seus empregados sentir-se-ão orgulhosos de pertencer a uma empresa que aposta no talento sem distinções.
  • Flexibilidade e respeito. A existência de diferenças entre os diversos trabalhadores gera um respeito por parte dos restantes colegas. Uma correta gestão da diversidade na empresa, dando as mesmas oportunidades a todos para além das suas diferenças, permitirá criar uma equipa consistente e unida. 
  • Maior produtividade. O ambiente de respeito, igualdade e criatividade favorece o estabelecimento de um bom ambiente de trabalho que, por sua vez, beneficiará a produtividade de toda a equipa.

Em suma, a contratação de pessoas com capacidades diferentes constitui um elemento de valorização da cultura corporativa, refletindo a contribuição da companhia para uma sociedade mais equitativa e igualitária. Além disso, reforça-se a imagem face à sociedade e às outras empresas, as quais poderão inspirar-se no nosso exemplo. 

Campana

Os pontos fortes dos profissionais com síndrome de Down

Estima-se que apenas 5% das pessoas com Trissomia 21 em idade ativa façam parte do mercado de trabalho. É necessário inverter esta situação o mais rapidamente possível, promovendo a sua inserção de uma forma natural. 

Estas pessoas possuem competências que as tornam muito valiosas no seio das empresas, entre as quais se destacam os seguintes pontos:

  • São trabalhadores meticulosos e muito eficazes
  • Caracterizam-se por uma grande honestidade e transparência
  • Têm um grande orgulho no sentido de pertença e ajudam a criar equipas coesas
  • Têm um alto nível de compromisso e constância.

Portanto, se pondera expandir a sua equipa, recomendamos que aposte na diversidade. Na Fundação Nortempo apoiamos os nossos clientes na integração e inserção laboral de pessoas com mais limitações.