Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Desenvolve a TUA inteligência emocional no trabalho

Inteligencia1

A inteligência emocional é uma aptidão, por isso uma das mais exigidas no contexto atual de pandemia.

 Possuir várias habilidades (hard skills) e um currículo experiente é fundamental, no entanto para o dia-a-dia precisamos também das soft skills associadas à inteligência emocional para poder evoluir na carreira profissional, aprendendo a gerir as emoções e promovendo assim as relações sociais.

De Aristóteles a Goleman.

Se queremos definir o conceito de inteligência emocional devemos remeter a Daniel Goleman, psicólogo estadunidense e autor do livro “A Inteligência Emocional” (1985), a bíblia das soft skills, que define a “a habilidade que nos permite controlar os nossos impulsos emocionais, compreender os sentimentos mais profundos dos nossos semelhantes e gerir os nossos relacionamentos com delicadeza”.

Goleman diz, com outras palavras, o mesmo que defendia Aristóteles, “Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil”. Ou seja, devemos saber compreender o mundo que nos rodeia e saber atuar em consonância gerindo as próprias emoções.

Quais são as fases da inteligência emocional?

Para colocar em prática a nossa inteligência emocional e os seus benefícios no ambiente de trabalho, devemos primeiro conhecermo-nos e reconhecermos as diferentes etapas das nossas ações.

  1. Devemos ser conscientes das nossas emoções. Identificar o que sentimos porque só assim compreenderemos como o ambiente envolvente nos afeta.
  2. Aprender a gerir as emoções. Uma vez superada esta etapa, devemos gerir o que pensamos e sentimos, mas de forma produtiva.
  3. Entender as emoções dos outros. Assim que tenhamos assimilado as nossas emoções, chega o momento de sentir empatia pelos outros, aprendendo a perceber como eles sentem e pensam.
  4. Aprende a lidar com eles. Nesta fase, irás adquirir plena consciência das emoções dos outros e já estará em teu poder influenciá-los para alcançar um propósito específico no trabalho ou na vida pessoal.

Reforça a inteligência emocional e coloca-a em prática no trabalho.

Inteligencia
Cria empatia com os outros na empresa

Uma vez definidas e identificadas as fases de fortalecer as suas soft skills, vamos ver como o podemos fazer no dia-a-dia sempre com um sorriso:

  • Cria empatia com os outros. Aprende a colocar-te “no lugar” dos outros (colegas e até chefes), aprende a identificar-te com os colegas tendo em vista um objetivo comum que trará benefícios para ti e para a tua empresa.
  • Comunica de forma construtiva. Encontra o tom e o local certos para expressar um problema e quando alguém cometer um erro e te aperceberes disso, concentra a tua resposta para resolvê-lo e analisa as suas consequências.
  • Espalha “boas vibrações”. No ano da pandemia, “espalha” o teu positivismo e transmite-o aos restantes colegas e preenche o teu local de trabalho com atitudes positivas aumentando assim a produtividade.
  • Elimina pessoas “tóxicas”. Empreendedores com alta inteligência emocional sabem que existem pessoas positivas suficientes no mundo, e que não há necessidade de desperdiçar energia gerindo relacionamentos tóxicos, então não percas tempo.
  • Interpreta a linguagem corporal. As emoções também estão nos teus gestos e impressões, assim como nos dos teus colegas de trabalho e chefes. Aprende a interpretar essa comunicação não verbal e saberás o que os outros pensam ou sentem sem necessidade de recorrer a palavras.
  • Não te distraias. Deves focar-te em alcançar os teus objetivos no trabalho e deves ignorar conversas alheias e rumores que geralmente circulam ao teu redor. Pessoas com inteligência emocional concentram a sua atenção no que é realmente importante, não no “ruído”.
  • Aprende a ouvir-te. Além de estares atento a quem está ao teu redor, deves aprender a estabelecer prioridades no trabalho. Deteta o que te causa stress e atrapalha o teu desempenho, para tentar enfrentá-lo. No fim do dia, desconecta-te e faz algo que te dê prazer.

Damos-te as chaves para desenvolveres a inteligência emocional no trabalho e criar um ambiente positivo e produtivo. Lembra-te, está nas tuas mãos, porque Tu Moves o Mundo.