Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Descobre a gamificação e as suas vantagens: Jogas?

Descubre la  gamificación y sus ventajas: ¿Juegas?

Apetece-te jogar? Certamente se te fizerem esta pergunta em contexto de trabalho ficarás surpreendido, todavia, é cada vez mais frequente a aposta das empresas na gamificação que consiste em usar técnicas e dinâmicas próprias de jogos para motivar e conseguir criar um bom ambiente entre colegas.

Se te propuserem jogar, toma nota dos benefícios e … produzirás mais!

  • Estarás mais motivado. Romper com a rotina do quotidiano e fazer algo diferente com os teus colegas fará com que te sintas mais confortável a trabalhar, repercutindo-se claramente na tua motivação. Aliás, graças a estas técnicas de motivação aprendemos a realizar as nossas tarefas com maior dinamismo e destreza.
  • Conhecerás melhor os teus colegas. Realizar jogos e atividades de grupo fará com que te relaciones mais com as pessoas com quem trabalhas diariamente, dando-te a oportunidade de conhecer novas facetas e características. Este maior conhecimento dos teus pares leva a uma maior confiança entre todos e um aumento do sentimento de pertença à empresa.
  • Melhorará a retenção. Está provado que as atividades formativas, se forem divertidas, ficam registadas na memória dos funcionários. Este é, sem dúvida, um dos maiores êxitos da gamificação, muito mais eficaz que os métodos de formação tradicional.
  • Reforçará o sentimento de pertença. A organização interna de uma empresa e a motivação dos seus funcionários é a chave, neste sentido a gamificação pode reforçar o teu sentimento de pertença, mostrando que a empresa te considera nas suas ações e se identifica com os teus valores.
  • Planificarás a mudança. Muitas empresas antes de se “lançarem ao mar” e impulsionar a mudança, realizam experiências em forma de jogo para observar os resultados sem assumir riscos numa primeira fase. Assim, é possível prevenir e atenuar os obstáculos ao longo do processo de mudança.