Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Os custos de um mau processo de recrutamento

Foto1

É fundamental que a sua empresa tenha uma equipa de especialistas em Recursos Humanos, que selecionem profissionais de forma ágil, uma vez que um mau processo pode ter um elevado custo, tanto económico como produtivo.

Atualmente, muitas empresas têm dificuldades em preencher determinadas vagas, a maioria das quais está ligada a perfis tecnológicos, pelo que a pressão para encontrar perfis qualificados e que se identifiquem com a cultura interna é cada vez maior.

O capital humano é o principal ativo das organizações e o seu valor diferencial, pelo que investir tempo e esforço na seleção do talento que mais se adapte à sua visão do negócio é a chave para o sucesso. Falhar nas escolhas pode causar um grande impacto nos seus resultados.

Devido a esta situação imperativa de captação de talento, muitos processos de seleção não funcionam e impactam diretamente todos os aspetos do desempenho da empresa, por vários motivos, entre eles, os custos elevados e a diminuição da produtividade.

Os principais erros? São eles:

  • Não definir bem o perfil que se procura, impulsionando um processo automatizado que se limita a filtrar candidatos pelo nível de formação, sem ter em conta as soft skills e a forma como seria o seu processo de adaptação à equipa de trabalho.
  • Como resultado desta pressa, por vezes a contratação é feita de forma rápida e improvisada, o que se traduz normalmente em processos falhados, com candidatos que não se ajustam ao posto de trabalho. 
  • Além disso, muitas das vezes esquecemos que o talento pode estar dentro da própria organização, pelo que se pode optar pela promoção de um profissional já formado e alinhado com os valores, missão e visão da empresa. 

Se cair nestes erros ou em outros relacionados com os processos de seleção, a empresa poderá vir a ter perdas a diferentes níveis, tanto económicos como de confiança. Eis as consequências mais importantes: 

  • Queda da produtividade. Logicamente, quando se produz uma incorporação na equipa, essa pessoa não desempenha o seu trabalho de uma maneira eficaz, causando uma perda de produtividade. Mas se esta fase se prolongar no tempo pelo facto de o novo elemento não ser apto para o posto, isto acabará por afetar a empresa e o rendimento de todos.
  • Custos económicos. Contratar e despedir custa dinheiro e isso implicará um desembolso para as empresas, tanto em procedimentos como em processos de seleção. Além disso, a falta de pessoal acaba por ter um impacto na equipa, que terá de operar com menos recursos. 
  • Fornecedores e clientes insatisfeitos. Cada vez mais, os clientes procuram um tratamento especializado e único com profissionais dedicados ao seu projeto ou carteira, pelo que contratar uma pessoa que não tenha essa confiança ou não tenha habilidades de liderança e comunicação pode gerar desconfiança e rejeição.
  • Má imagem. Relacionado com o ponto anterior, clientes insatisfeitos podem causar uma crise de reputação da empresa, por falta de pessoal capacitado e eficiente que seja garantia de um bom serviço. 
  • Mau ambiente. A integração inadequada de uma pessoa provocará um mau ambiente laboral, o que traduzirá em ter equipas descontentes, baixando o seu rendimento e produtividade.

Novas formas de seleção 

Foto2 6

Para evitar todos os pontos referidos acima, que terão um claro impacto negativo na sua empresa, seria apropriado explorar novas formas de seleção de candidatos que fosse otimizando a partir dos erros cometidos… Porque é com eles que vamos aprendendo. 

O ideal é contar com o potencial da tecnologia e a capacidade experiente de profissionais de Recursos Humanos como os que te oferecemos na Nortempo. Analisamos as suas necessidades enquanto empresa, os seus projetos e os perfis dos quais já dispõe na organização. Colocaremos à sua disposição os instrumentos de seleção mais avançados e iremos dar-lhe toda a experiência de um grupo líder em recursos humanos, porque é por si que nos movemos.