Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Currículo por competências: aprende a escrevê-lo

Competencia2

Existem muitos candidatos, mas TU és único. Se desejas diferenciar-te dos demais e contribuir com tudo o que sabes, recomendamos que optes por desenvolver um currículo por competências.

É um modelo no qual o responsável pelo recrutamento poderá captar de forma rápida e clara, diversas informações sobre a tua trajetória profissional, tais como:

  • Conhecimento aplicado em um determinado trabalho e por quanto tempo;
  • Habilidades para fazê-lo;
  • Resultados alcançados.

Os teus objetivos

O currículo por competências deve destacar as TUAS melhores habilidades, porque atualmente a maioria das empresas está à procura de candidatos com um ‘plus’, e que ajudem a melhorar e progredir as empresas com seu talento, e uma combinação perfeita de habilidades hard e soft, tais como comunicação, capacidade de trabalhar em equipa, trabalhar à distância ou fluência em línguas, de acordo com a oferta a que se candidata.

Para escrevê-lo, devemos diferenciá-lo dos currículos mais convencionais, fugindo do formato cronológico que reúne os nossos dados pessoais, formação, experiência, idiomas e outros dados que possam ser de interesse.

Para redigir o CV por competências, recomendamos seguir uma estrutura diferente:

• Apresentação pessoal e habilidades profissionais;

• Formação e competências adquiridas;

• Experiência profissional e competências desenvolvidas;

A estrutura para o sucesso

Estructuraexito_pt

Apresentação pessoal + competências profissionais

Deve-se cuidar tanto quanto possível deste ponto, pois trata-se de teu cartão de visita, por isso recomendamos que menciones a área na qual és especialista e os teus anos de experiência. Além disso, não te esqueças de mencionar duas ou três competências básicas que te definam e duas ou três competências ou técnicas mais complexas, que se encaixam no emprego para o qual te estás a candidatar.

Cada vez mais as empresas procuram trabalhadores que tenham objetivos profissionais claros somados ao desejo de aprender e se desenvolverem, por isso concentra o teu currículo nesta ideia e no que o diferencia de outros candidatos.

Experiência profissional + competências desenvolvidas

Esta é a parte mais importante ao escrever um currículo por competências, então deves ordenar toda a tua carreira com um ‘plus’, vários pontos mencionando as tarefas, responsabilidades e realizações relevantes, enquanto mostras as competências desenvolvidas em paralelo.

Formação + competências adquiridas

Isto dá-te uma vantagem competitiva ao redigir um currículo por competências, porque muitas pessoas não incluem essa parte ou não a valorizam como deveriam. Os teus diplomas e cursos são relevantes e, tal como acontece com a tua experiência profissional, poderás pormenorizá-los e expandi-los com as competências e conhecimentos adquiridos durante a tua formação, destacando sobretudo aqueles que são essenciais para o cargo a que te candidatas.

Estas são algumas ideias para escrever um CV por competências, mas também te convidamos a consultar o nosso post para atualizares a tua carreira profissional. Toma nota e prepare-te para te destacares porque, TU moves o mundo.