Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Cria o TEU portfólio perfeito passo a passo

Neven krcmarek v4eozj7g1gw unsplash

Dezembro é uma época do ano perfeita para ter equilíbrio pessoal e profissional e aproveitar para otimizar os nossos recursos. Quer estejas à procura de um emprego relacionado com profissões criativas (arte, moda, jornalismo, fotografia, design gráfico, ilustração) ou caso pretendas fortalecer a tua marca pessoal, recomendamos que consideres a criação de um portfólio porque será o teu melhor cartão de visita.

Porque é que preciso de um portfólio?

Um portfólio é, sem dúvida, a tua melhor carta de apresentação e pode ser decisivo para que os recrutadores te selecionem antes de outro candidato num processo de seleção. Para começar, deves primeiro definir qual o formato que pretendes o que desejas incluir no seu formato, pois pode ser impresso, mais convencional ou digital.

Se o incluis para anexar ao teu currículo em formato físico, recomendamos que incluas uma capa com teu nome, fotografia recente e que numeres as páginas para facilitar a revisão do gestor de seleção. Se optares pelo formato digital, poderás incluí-lo no currículo através de um link ou código QR, que será muito mais profissional.

As etapas para criar um portfólio eficaz

Antes de preparar o teu portfólio, deves ter clareza sobre o que queres mostrar do teu talento e carreira e, principalmente, como vais chamar a atenção desde a primeira página. Segue estas etapas:

•Menos é mais. Desenha o portfólio de forma elegante e simples. Não o sobrecarregues, deixa-o mais claro e visual possível.

• Segue as boas práticas. Certifica-te de que atendes aos padrões profissionais da tua atividade, e inclui trabalhos originais, não copies.

• Um portfólio é algo “vivo”, lembra-te que se for em formato digital deves atualizá-lo constantemente, para mostrar que és um profissional ativo e dinâmico.

• Incluir links. Insere os links para os teus trabalhos ou publicações, assim irás enriquecer este documento, especialmente se trabalhas no setor audiovisual.

• Escolhe bem. Seleciona os teus melhores empregos ou aqueles que se enquadram na posição para a qual te estás a candidatar. Não precisas de incluir todos, podes dividir o portfólio em seções e destacar os mais relevantes, com nome e datas.

Fornece todas as tuas informações

Uma vez definida a estrutura com estas dicas, deves explicar o que fazes e o que ofereces como profissional. Divide o portfólio em seções facilmente definidas e se optares pelo formato digital, poderás estruturá-lo como se fosse uma página da web com as seguintes secções:

  • Início
  • Sobre mim
  • Trabalhos relevantes
  • Blog
  • Contato
Angelo pantazis mqi75gpnunk unsplash
O teu portfólio tem que ser perfeito

Destaca-te pela qualidade

O teu portfólio tem que ser perfeito, então todo o conteúdo que incluíres deve ser cuidado, com imagens de qualidade, desenvolvimento de ideias contendo a explicação e explicando o início e o fim de cada uma das tuas criações.

Além disso, uma boa ideia é adicionar o teu símbolo de identidade em todo o documento, como um logotipo ou uma imagem que te associa como profissional à primeira vista.

Faz uso de novas tecnologias

Se depois de reveres estas dicas ainda não te sentires preparado para desenvolver um portfólio, podes utilizar ferramentas tecnológicas que te ajudam. Citamos algumas dos mais conhecidas:

Behace. É uma das plataformas mais utilizadas e simples, e é fornecida pelo pacote Adobe. É, sem dúvida, um dos mais utilizados pelos designers gráficos.

Clippings.me. Se és jornalista, aqui podes criar portfólios para escritores com múltiplas opções de customização, adicionar a tua biografia e customizar o perfil.

Jimdo.É um dos portais de criativos preferidos, pois permite que faças um portfólio em questão de minutos e ainda possui uma função SEO automática para te posicionares no Google.

WordPress. As possibilidades que nos oferece são múltiplas, é muito fácil de usar e, acima de tudo, é recomendado para iniciantes.

Google Sites. O programa oferece uma ampla variedade de opções para desenvolver um portfólio, uma página de projeto e um CV completo.

Este post foi útil para ti?  Divulga e assim ajuda mais profissionais a mostrar todo o seu TALENTO.