Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

As chaves da corresponsabilidade na empresa

Thestandingdesk pymabruuok0 unsplash 1

Já estamos imersos na rotina e com o regresso às aulas e as quarentenas forçadas em alguns casos, conciliar a vida familiar e profissional torna-se muito complicado. É aí que a palavra “corresponsabilidade” deve entrar em jogo, tanto em casa como na empresa.

Entendemos por corresponsabilidade a responsabilidade compartilhada entre duas pessoas, com o objetivo de alcançar uma distribuição equilibrada das tarefas domésticas ou laborais e das responsabilidades familiares, como organização, cuidado e educação dentro de casa. O objetivo é distribuir o tempo de mulheres e homens de forma justa, inclusive no ambiente de trabalho.

A corresponsabilidade é muito mais do que um termo e afeta a todos, pelo que as empresas terão de centrar os seus esforços no bem-estar desejado dos seus trabalhadores, facilitando medidas de conciliação relacionadas com a experiência do colaborador e com a parte emocional.

De acordo com dados recentes do Instituto Nacional de Estatística, 54% dos trabalhadores declaram-se “incapazes” de conciliar e são as mulheres que principalmente adaptam ou interrompem as suas carreiras profissionais para cuidar de filhos ou familiares.

Mas isso está a mudar e o Real Decreto-Lei 6/2019 de medidas urgentes para garantir a igualdade de tratamento e oportunidades entre mulheres e homens no emprego incorporou grandes novidades na regulação dos direitos trabalhistas para favorecer a desejada conciliação. Algumas das melhorias que traz para os trabalhadores são a possibilidade de solicitar adaptações à jornada de trabalho, existir mais flexibilidade, reconhecer a licença de amamentação para ambos os pais e a extensão da licença maternidade e paternidade.

Além das medidas reconhecidas por lei, muitas empresas têm optado pela política de RSC (Responsabilidade Social Corporativa) para começar de dentro para fora a oferecer aos seus funcionários medidas para avançar na conciliação, dentro da sua EVP (Employee Value Proposal).

Isso traduz-se em maior produtividade e um melhor ambiente de trabalho.

 Vejamos alguns:

corresponsabilidade
A corresponsabilidade implica a partilha do cuidado

1. Vantagens em horários. Adota-se maioritariamente, sobretudo nos escritórios e durante os meses de verão, a jornada de trabalho intensiva das 08:00 às 15:00; mas há também a opção de flexibilidade de horários na entrada e saída.

2. Opções de teletrabalho. Nas empresas, principalmente desde o início da pandemia, está-se a apostar nesse modelo. Além disso, muitas empresas instituíram modelos híbridos que combinam trabalho presencial e remoto.

3. Dias para assuntos ou procedimentos familiares. Comemorar aniversários com crianças ou simplesmente realizar tarefas pessoais são algumas das vantagens que as empresas concedem.

4. Auxílio à dependência. Neste aspeto, existem várias medidas como a redução do horário de trabalho, licenças especiais, licenças ou auxílio financeiro em função do grau de dependência.

5. Igualdade na cultura da empresa. Para além destas medidas, a promoção de uma cultura de corresponsabilidade é fundamental numa empresa, razão pela qual é perfeito organizar palestras e cursos sobre conciliação e igualdade, dirigidos tanto a gestores como a colaboradores.

O desenvolvimento do Plano de Igualdade, obrigatório por lei nas empresas com mais de 50 trabalhadores, deve ser a ferramenta chave para a adoção de medidas para alcançar as mesmas oportunidades dentro da empresa e quebrar o teto de vidro.

Para aconselhar a SUA empresa em questões de corresponsabilidade, a Fundação Nortempo é a melhor aliada, graças à sua experiência no desenvolvimento de programas de sensibilização para alcançar uma real igualdade na sociedade e no mundo do trabalho.