Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Competências digitais e novas oportunidades de emprego

Rptoz

Por Silvia Blanco
Técnica de orientación laboral – Fundación Nortempo

Por Silvia Blanco

Técnico em orientação de carreira – Fundación Nortempo

Numa sociedade cada vez mais digital, é essencial ter os conhecimentos, aptidões, capacidades e atitudes necessárias para poder aplicar estrategicamente a informação no local de trabalho, nas relações com outras pessoas ou nos procedimentos administrativos, citamos de seguida alguns exemplos.

Estas competências são um instrumento fundamental para pequenas e grandes empresas no desenvolvimento da sua atividade profissional, mas também para os trabalhadores, que devem atualizar os seus conhecimentos e adaptar-se rapidamente a uma situação de trabalho em constante mudança, em que a presença digital está cada vez mais forte.

De facto, se há algo que a situação atual marcada pela crise sanitária é clara na COVID-19, são as grandes lacunas e as conquistas alcançadas até agora. Sem grande tempo para mudanças, empresas, trabalhadores e famílias inteiras tiveram de se adaptar a uma situação completamente nova, que pôs à prova as infraestruturas de telecomunicações e as competências digitais de cada um de nós.

Há uma necessidade clara de se conseguir uma maior formação digital e uma aceleração neste domínio na indústria, especialmente no caso das PME e dos trabalhadores independentes, tal como indica o relatório “Sociedad Digital en Espanã 2019″ da Fundación Telefónica, destacando o momento que se vive em Espanha, com uma transformação digital que apresenta grandes desafios e incertezas. Obstáculos que devemos ser capazes de ultrapassar, uma vez que a digitalização dos trabalhadores e das empresas será fundamental para reativar a economia após a COVID-19 e impulsionar a criação de emprego.

Transformação do emprego

Online1

Devemos estar conscientes de que a transformação digital, especialmente no campo empresarial, visa a reorganização tanto dos processos empresariais como da metodologia de trabalho. De facto, atualmente, as estratégias empresariais que aplicam tecnologias digitais baseiam-se numa tentativa de melhorar a eficiência e produtividade com o objetivo final de impulsionar o crescimento económico, aumentar as vendas e otimizar os custos.

De acordo com o relatório do Digital Transformation Scoreboard, existem nove tecnologias que são fundamentais para a transformação digital das empresas: impressão 3D, big data e análise de dados, serviços móveis, cibersegurança, cloud computing, meios de comunicação social, a Internet das coisas, robótica e automação e, por último, a inteligência artificial. Tecnologias que, por sua vez, requerem especialistas preparados para desempenhar as funções dos novos trabalhos que estão a surgir no âmbito da digitalização empresarial. 

Digitalização no emprego: novas oportunidades de emprego

O marketing ou a comunicação empresarial foram um dos primeiros a incorporar o surgimento de novas profissões digitais que estão a começar a alastrar a outros setores. Neste sentido, a automatização das atividades empresariais é o principal motor da mudança no tipo de trabalho que os profissionais irão realizar no futuro. Setores como a indústria automóvel, aeroespacial, indústria de distribuição e logística, cadeia de abastecimento, de consumo, gás e petróleo esperam um grande impacto das tecnologias digitais, o que significará uma mudança no dia a dia das empresas tal como se conhecem até agora.

Tendo em conta esta realidade, é necessário atualizar o perfil profissional a fim de se poder adaptar às novas profissões emergentes nas quais as competências digitais serão essenciais. Para o fazer, devemos ser capazes de ver para além das qualificações, experiência ou idade, uma vez que isto é fundamentalmente uma questão de atitude e mentalidade. Cada profissional terá de analisar os seus pontos fortes a fim de os transformar numa oportunidade de melhorar os conhecimentos e competências para um desempenho máximo no mercado de trabalho e para poder formar uma parte ativa de uma sociedade digital.

Neste processo, a formação será fundamental. Como empresa de soluções integrais em Recursos Humanos que somos, temos uma divisão especializada em Formação, Nt:FOR, a partir da qual concebemos e pomos em marcha planos de formação dirigidos a ativos empregados ou desempregados, bem como a empresas, empresários e entidades não lucrativas, de uma forma personalizada e adaptada a cada necessidade e contexto. Consulte-nos. #TuMovesOMundo.