Como mudar de carreira em tempos de incerteza

A inflação, o aumento das taxas de juro e as tensões geopolíticas estão a marcar os nossos dias. Vivemos tempos de incerteza, mas isso não significa que mudar de carreira esteja fora de questão, seja para procurar um novo desafio, para alcançar um maior desenvolvimento profissional ou, até mesmo, conseguir melhores condições.
Em primeiro lugar, será importante que faças uma reflexão sobre os teus objetivos pessoais, para ter a certeza se queres continuar no mesmo local de trabalho, trocar de emprego ou mudar de carreira. Se pretendes dar um novo rumo à tua vida profissional, é importante fazer um conjunto de perguntas antes de tomar qualquer decisão.
- O que exige a nova posição?
- Conheço pessoas na área que podem ajudar-me a fazer esta transição?
- O mercado tem oportunidades, mesmo para pessoas sem experiência?
- Quem são os profissionais mais relevantes do setor?
- Quais são os próximos passos que pretendo dar na minha carreira?
- Que conhecimentos e formações devo procurar para potenciar e acelerar esta mudança de carreira?
Vantagens de mudar de carreira
Depois de amadurecer a ideia, há várias vantagens que podes obter ao mudar de carreira. Em baixo listamos quatro que, normalmente, são tidas em conta por quem embarca numa nova jornada profissional.
1. Ter controlo sobre as tuas finanças (garantindo um aumento na remuneração mensal). Uma das vantagens de encontrar um novo trabalho passa por negociar melhores condições. Em países como os Estados Unidos, a partir de 2021, assiste-se a um aumento salarial médio de 5,8% quando os funcionários trocam de emprego. Mais remuneração ou benefícios podem ser importantes para enfrentar a subida dos preços dos bens de consumo e das taxas de juro associadas ao crédito habitação.
2. Obter maior satisfação no trabalho. Se o teu trabalho atual é sinónimo de insatisfação, está na hora de procurar alternativas. No entanto, não tomes decisões precipitadas e faz-te as questões acima descritas para não dares um passo em falso.
3. Encontrar um emprego estável. Outra boa razão para mudar de carreira passa por assegurar a entrada num setor mais resistente a crises. Durante a pandemia de COVID-19, assistimos a isso mesmo e, hoje, é fácil perceber que tipo de organizações e áreas profissionais conseguem ser mais resilientes.
4. Garantir flexibilidade. Podes apostar em novos modelos de trabalho, remoto ou híbrido. Atualmente, é cada vez mais comum ter esta possibilidade, permitindo diminuir o tempo passado em deslocações – a tua vida pessoal e o ambiente agradecem.
Riscos a ter em conta
Porque nem sempre os nossos planos se concretizam, também é preciso estar preparado para os piores cenários. Ao mudar de carreira, não dês passos em falso pois poderás não encontrar trabalho e, isto, poderá acontecer se não avaliares bem a mudança. Lembra-te que, em tempos de incerteza, há sempre a possibilidade de o recrutamento pelas empresas ser mais limitado. Está atento às dinâmicas do setor e ao volume de oportunidades que o mesmo vai tendo – a Nortempo pode ajudar neste ponto.
Por outro lado, se fores contratado, tem atenção ao período experimental, em que o contrato de trabalho pode ser cessado. Com a possibilidade de a incerteza se tornar em crise, muitas empresas avançam com cortes nas suas equipas e quem chegou há menos tempo estará, claro, um pouco mais vulnerável.