Como melhorar os planos de integração para grupos vulneráveis. Relatório da Fundação Nortempo

Como especialistas na intermediação laboral, elaborámos um relatório no qual analisamos as propostas atuais de programas e iniciativas de emprego dirigidas a grupos com necessidades especiais, apresentando as melhorias mais urgentes para garantir o seu sucesso.
Perante o aumento da taxa de desemprego e de pessoas em risco de exclusão no contexto de uma pandemia, é necessário que as chamadas a programas e iniciativas de emprego centradas nestes grupos sejam mais flexíveis, que se adaptem à realidade em mudança e tenham em conta a perspetiva dos utilizadores, empresas e entidades.
Através do estudo destas ações, nas nossas conclusões, consideramos necessário:
- Maior conhecimento do ambiente de trabalho.
- Solvência, transparência e adaptabilidade nas entidades que optam por subsídios públicos para programas de inserção.
- Maior duração desses programas. Variando de 18 a 24 meses, sendo a duração ativa de no mínimo 18 meses e os demais 6 meses de acompanhamento dos usuários.
- Um aumento da qualidade das ações em vários aspetos fundamentais:
- Estabelecer um sistema de evolução do programa com os usuários, estabelecendo objetivos, estabelecendo planos de melhoria e realizando uma avaliação final de sucesso.
- Estabelecer um sistema de monitorização do processo de integração nas empresas.
- Realização de análises de satisfação.

Com a aplicação de todas estas melhorias, temos plena confiança de que iremos dar fortes avanços no que concerne ao pleno emprego de pessoas em risco de exclusão e otimizaremos todos os programas existentes.
Este relatório, elaborado no âmbito do nosso acordo de colaboração com a Consellería de Economía, Emprego e Industria de la Xunta de Galicia e organizações empresariais e sindicais na província de Pontevedra, foi desenvolvida uma metodologia de trabalho própria estruturada em três fases:
- Elaboramos uma análise das diferentes ações relacionadas com a inserção laboral de grupos vulneráveis.
- Constituímos uma mesa de trabalho multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de orientação, prospeção, formação, inserção e estudos de mercado.
- Realizamos encontros e entrevistas com os principais atores envolvidos na questão da inserção: usuários, entidades promotoras desses programas e empresas onde estão integrados.
Na Fundação Nortempo, temos vindo a trilhar o caminho de candidatos e empresas desde 2005, com foco principalmente nas pessoas vulneráveis e em risco de exclusão. Com um objetivo final: conseguir a colocação profissional das pessoas que têm mais dificuldades.