Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Como melhorar os planos de integração para grupos vulneráveis. Relatório da Fundação Nortempo

Fundacion1

Como especialistas na intermediação laboral, elaborámos um relatório no qual analisamos as propostas atuais de programas e iniciativas de emprego dirigidas a grupos com necessidades especiais, apresentando as melhorias mais urgentes para garantir o seu sucesso.

Perante o aumento da taxa de desemprego e de pessoas em risco de exclusão no contexto de uma pandemia, é necessário que as chamadas a programas e iniciativas de emprego centradas nestes grupos sejam mais flexíveis, que se adaptem à realidade em mudança e tenham em conta a perspetiva dos utilizadores, empresas e entidades.

Através do estudo destas ações, nas nossas conclusões, consideramos necessário:

  1. Maior conhecimento do ambiente de trabalho.
  2. Solvência, transparência e adaptabilidade nas entidades que optam por subsídios públicos para programas de inserção.
  3. Maior duração desses programas. Variando de 18 a 24 meses, sendo a duração ativa de no mínimo 18 meses e os demais 6 meses de acompanhamento dos usuários.
  4. Um aumento da qualidade das ações em vários aspetos fundamentais:
  • Estabelecer um sistema de evolução do programa com os usuários, estabelecendo objetivos, estabelecendo planos de melhoria e realizando uma avaliação final de sucesso.
  • Estabelecer um sistema de monitorização do processo de integração nas empresas.
  • Realização de análises de satisfação.
Foto de familia
Apresentação do relatório no CEP. À esquerda, o diretor da Fundação Nortempo Maider Blanco, o assessor jurídico do Grupo Clave Noelia Martínez e o presidente do CEP Jorge Cebreiros

Com a aplicação de todas estas melhorias, temos plena confiança de que iremos dar fortes avanços no que concerne ao pleno emprego de pessoas em risco de exclusão e otimizaremos todos os programas existentes.

Este relatório, elaborado no âmbito do nosso acordo de colaboração com a Consellería de Economía, Emprego e Industria de la Xunta de Galicia e organizações empresariais e sindicais na província de Pontevedra, foi desenvolvida uma metodologia de trabalho própria estruturada em três fases:

  1. Elaboramos uma análise das diferentes ações relacionadas com a inserção laboral de grupos vulneráveis.
  2. Constituímos uma mesa de trabalho multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de orientação, prospeção, formação, inserção e estudos de mercado.
  3. Realizamos encontros e entrevistas com os principais atores envolvidos na questão da inserção: usuários, entidades promotoras desses programas e empresas onde estão integrados.

Na Fundação Nortempo, temos vindo a trilhar o caminho de candidatos e empresas desde 2005, com foco principalmente nas pessoas vulneráveis ​​e em risco de exclusão. Com um objetivo final: conseguir a colocação profissional das pessoas que têm mais dificuldades.