Como manter os colaboradores motivados?
Mónica Bastos, Area Manager Nortempo Centro, aborda um dos temas mais importantes do mundo laboral – a motivação – partilhando técnicas/estratégias mais eficazes para motivar os colaboradores.
Na tua opinião, quais as maiores dificuldades em motivar os colaboradores?
O tema motivação é mais complexo do que muitas vezes possamos pensar. Estamos a falar de pessoas, todas elas diferentes e todas elas com necessidades diferentes. Temos de conhecer bem a nossa equipa para ter sucesso neste processo mas também conhecer bem a nossa realidade e adaptar estas estratégias ao setor, pessoas e momento. Na maior parte das empresas as maiores dificuldades, muitas vezes, prendem-se com a resistência interna ao investimento, recursos das empresas e inadequação da estratégia adotada, nomeadamente na gestão de emoções e expetativas do colaborador.
Consideras que todos os colaboradores precisam receber um estímulo para aumento da motivação?
Considero que este estímulo sempre foi importante, no entanto, com a atual realidade, em que já não existe o “emprego para a vida”, temos de conseguir reter os talentos e, para isso, é fundamental que os colaboradores se sintam reconhecidos, não só financeiramente mas também emocionalmente.
Como consegues perceber que um colaborador não está motivado?
Existem vários indícios a que devemos estar atentos, desde a baixa de produtividade, atrasos ou qualidade do serviço prestado, ausências ao trabalho, conflitos com os colegas e chefias, apatia ou indiferença, a tendência para procrastinar, o desinteresse, entre outros.
Que técnicas / estratégias de motivação utilizamos na Nortempo?
Na Nortempo temos uma relação muito próxima com todos. Promovemos um clima organizacional positivo e estimulante sendo que cada um de nós não é mais um, mas é entendido como um ativo que é ouvido e tem poder para gerar mudança. Temos um conjunto de benefícios e incentivos que consideramos interessantes. Incentivamos na participação dos resultados, na medida em que todos os colaboradores sabem as metas que temos que atingir e são recompensados nas diversas fases deste processo, promovemos troca de ideias incentivando a participação de todos, apresentamos desafios, tentamos alinhar o posto de trabalho com as expectativas do colaborador, feedbacks construtivos, intercâmbio de colaboradores e encontros em equipa.
Quais as técnicas que, na tua opinião, são mais eficazes e menos eficazes?
Esta questão não é linear porque depende de pessoa para pessoa. Uma estratégia que funciona com um colaborador pode não funcionar com outro e, mesmo com a mesma pessoa, a estratégia pode gerar resultados diferentes mediante a fase da vida que este esteja a atravessar. É essencial conhecermos as motivações individuais de cada um.
Na tua visão, as estratégias de motivação de uma empresa devem ser uniformes para todos os colaboradores ou adaptadas a cada um?
Na minha opinião deve haver um pacote “universal” de incentivos, mas a estratégia a usar deve ser adaptada caso a caso. Cada pessoa tem as suas próprias necessidades que inclusivamente podem mudar mediante a situação de vida em que se encontram. Por isso e, respondendo diretamente à pergunta, creio que deverão haver benefícios comuns e individuais sendo que estes devem ser adaptadas não só à pessoa, como ao momento que esta atravessa. Daí a necessidade de estarmos sempre próximos das pessoas.
Como analisas se a estratégia de motivação que colocas em prática está a ter sucesso?
Se os comportamentos ou atitudes que via anteriormente ( baixa de produtividade, ausências ao trabalho, conflitos com os colegas e chefias, apatia ou indiferença, a tendência para procrastinar e o desinteresse, entre outros), mostrarem melhorias é indicativo de que a estratégia está a ter sucesso.