Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Como manter os colaboradores motivados?

Colaboradores motivados

Mónica Bastos, Area Manager Nortempo Centro, aborda um dos temas mais importantes do mundo laboral – a motivação – partilhando técnicas/estratégias mais eficazes para motivar os colaboradores.

Na tua opinião, quais as maiores dificuldades em motivar os colaboradores?

O tema motivação é mais complexo do que muitas vezes possamos pensar. Estamos a falar de pessoas, todas elas diferentes e todas elas com necessidades diferentes. Temos de conhecer bem a nossa equipa para ter sucesso neste processo mas também conhecer bem a nossa realidade e adaptar estas estratégias ao setor, pessoas e momento. Na maior parte das empresas as maiores dificuldades, muitas vezes, prendem-se com a resistência interna ao investimento, recursos das empresas e inadequação da estratégia adotada, nomeadamente na gestão de emoções e expetativas do colaborador.

Consideras que todos os colaboradores precisam receber um estímulo para aumento da motivação?

Considero que este estímulo sempre foi importante, no entanto, com a atual realidade, em que já não existe o “emprego para a vida”, temos de conseguir reter os talentos e, para isso, é fundamental que os colaboradores se sintam reconhecidos, não só financeiramente mas também emocionalmente.

Como consegues perceber que um colaborador não está motivado?

Existem vários indícios a que devemos estar atentos, desde a baixa de produtividade, atrasos ou qualidade do serviço prestado, ausências ao trabalho, conflitos com os colegas e chefias, apatia ou indiferença, a tendência para procrastinar, o desinteresse, entre outros.

Que técnicas / estratégias de motivação utilizamos na Nortempo?

Na Nortempo temos uma relação muito próxima com todos. Promovemos um clima organizacional positivo e estimulante sendo que cada um de nós não é mais um, mas é entendido como um ativo que é ouvido e tem poder para gerar mudança. Temos um conjunto de benefícios e incentivos que consideramos interessantes. Incentivamos na participação dos resultados, na medida em que todos os colaboradores sabem as metas que temos que atingir e são recompensados nas diversas fases deste processo, promovemos troca de ideias incentivando a participação de todos, apresentamos desafios, tentamos alinhar o posto de trabalho com as expectativas do colaborador, feedbacks construtivos, intercâmbio de colaboradores e encontros em equipa.

Quais as técnicas que, na tua opinião, são mais eficazes e menos eficazes?

Esta questão não é linear porque depende de pessoa para pessoa. Uma estratégia que funciona com um colaborador pode não funcionar com outro e, mesmo com a mesma pessoa, a estratégia pode gerar resultados diferentes mediante a fase da vida que este esteja a atravessar. É essencial conhecermos as motivações individuais de cada um.

Na tua visão, as estratégias de motivação de uma empresa devem ser uniformes para todos os colaboradores ou adaptadas a cada um?

Na minha opinião deve haver um pacote “universal” de incentivos, mas a estratégia a usar deve ser adaptada caso a caso. Cada pessoa tem as suas próprias necessidades que inclusivamente podem mudar mediante a situação de vida em que se encontram. Por isso e, respondendo diretamente à pergunta, creio que deverão haver benefícios comuns e individuais sendo que estes devem ser adaptadas não só à pessoa, como ao momento que esta atravessa. Daí a necessidade de estarmos sempre próximos das pessoas.

Como analisas se a estratégia de motivação que colocas em prática está a ter sucesso?

Se os comportamentos ou atitudes que via anteriormente ( baixa de produtividade, ausências ao trabalho, conflitos com os colegas e chefias, apatia ou indiferença, a tendência para procrastinar e o desinteresse, entre outros), mostrarem melhorias é indicativo de que a estratégia está a ter sucesso.