Como lidar com a ansiedade no pós-férias

As férias são o período mais aguardado pelo trabalhador ao longo de todo o ano. E o período menos aguardado? É, visivelmente, o regresso!
Sabias que uma grande parte de trabalhadores experienciam sentimentos de tristeza, sono, falta de motivação e irritabilidade no pós-férias? Em situações mais graves, pode conduzir a casos de ansiedade e ,acredita, são muito mais comuns do que imaginamos!
A Nortempo reconheceu este problema e fez uma lista de 5 estratégias que podes utilizar para tornar o teu regresso ao trabalho, mais saudável e tranquilo!
1. Tira um ou dois dias, antes de regressares ao trabalho, para te organizares e habituares à ideia de voltar. Ao longo deste processo, não te esqueças: É natural o teu dia de regresso ser mais cansativo, mas mantém sempre uma atitude positiva!
2. Continua com uma boa alimentação e com a prática de exercício físico. São hábitos saudáveis que te vão ajudar a diminuir o stress e a ansiedade.
3. Dá uma nova vida ao teu espaço de trabalho. Atualiza o fundo do teu computador ou coloca um bibelô das férias! Organiza-o e decora-o para lhe dares um toque pessoal e aumentares a tua motivação!
4. No primeiro dia, não exijas demasiado de ti. O importante é organizares o teu dia por prioridades e fazeres as coisas com calma.
5. Cumpre horários de trabalho, de refeições, de lazer, entre outros. É fundamental fazeres uma divisão do teu tempo para conseguires desligar e relaxar.
Existir alguma dificuldade no regresso ao trabalho é normal. Afinal, é preciso voltar a adaptarmo-nos à rotina enquanto sentimos saudades daquelas férias incríveis, não é verdade? Contudo, quando essa sensação vai além de uma mera dificuldade em despedir-nos do tempo de férias, e permanece por mais de 15 dias a um mês, é aconselhado consultar um especialista.
A saúde mental é um assunto muito sério e, felizmente, cada vez mais as empresas reconhecem a sua importância na vida dos seus colaboradores! Não desvalorizes e não tenhas medo de admitir se não estiveres bem. A tua saúde é, e será sempre, o mais importante.