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Como gerir equipas em meses de férias?

Como gerir equipa em meses de ferias

Os meses de verão representam férias para muitas empresas: muitas fecham totalmente e, outras, apesar de se manterem operacionais, lidam com a redução de funcionários. Nestes meses, é importante assumir uma (maior) gestão e controlo da equipa de forma a evitar desastres profissionais.

Daniela Gonçalves, Branch Manager da Nortempo Maia, mostra-nos a sua visão face à gestão de equipas em período de férias.

1. Quais as maiores dificuldades em gerir uma equipa em meses de maior número de férias?

Por vezes, a quantidade de trabalho duplica a nível de pedidos de recrutamento (por exemplo) e o número de elementos da equipa é menor do que o habitual.

2. Quais as técnicas que utilizas para combater essas dificuldades?

Fazer um bom planeamento de tarefas e divisão das mesmas, bem como realizar, com a devida antecedência, o reforço de base de dados nos perfis mais comuns da agência.

3. Num mundo tecnologicamente avançado, utilizas alguma ferramenta para otimizar esta gestão?

Utilizo o Outlook, sempre com a partilha de agendas e a plataforma Teams.

4. Na tua opinião, quais as falhas que podem acontecer neste processo?

As falhas podem ocorrer por falha ou lapso de comunicação, aquando da partilha de informação.

5. Quais as consequências que uma má gestão de equipa (em mês de férias), pode trazer para a empresa?

O facto de um e-mail de um cliente não ser visualizado em tempo útil pode originar a falta de resposta a um ou mais pedidos de recrutamento, por exemplo, o que representaria menor faturação.

6. Tens alguma dica de excelência que consideres essencial para o sucesso desta gestão?

Realizar uma reunião com todos os elementos da equipa nas vésperas dos períodos de férias, visando salvaguardar todas as tarefas e prazos de situações concretas, ou seja, agilizar uma reunião de passagem de tarefas o mais detalhada possível.