Como fazer um currículo em formato de vídeo com sucesso
![Como fazer um currículo em formato de vídeo com sucesso 3 Foto1](https://nortempo.pt/wp-content/uploads/foto1-3-768x432.jpg)
Num processo de seleção, diferenciar-se é sinónimo de sucesso. Uma boa forma de fazer isso é criares o teu próprio currículo em formato de vídeo.
Podes aproveitar o verão para colocar as tuas ideias em ordem, e pensares como podes impressionar os recrutadores, transformando o teu currículo em vídeo e fazendo dele o teu melhor cartão de visita. Damos-te as dicas para o desenvolveres com sucesso e mostrares todo o teu talento.
Como começo?
Em primeiro lugar, precisas perguntar-te se um currículo em vídeo é uma alternativa adequada para ti. Se te não te sentes à vontade com câmaras, é provável que esse método não agregue valor à tua candidatura.
Se decidires que o currículo em vídeo é uma opção apropriada para ti, o próximo passo é pegar uma caneta e papel, ou no computador, e pensar sobre o objetivo que pretendes alcançar com teu vídeo, quem será o destinatário e qual é a melhor forma de chamar a sua atenção.
Deves projetar uma estrutura ordenada e coerente que transmita de forma breve e concisa todas as informações possíveis sobre ti e a tua carreira, seguindo estes passos:
• Estilo: O bom do formato audiovisual é que oferece múltiplas possibilidades de design. Por isso, aconselhamos que aproveites esta ferramenta para criar um vídeo-CV à medida das tuas necessidades, que reflita a tua personalidade e se adapte ao teu setor. Podes gravar um vídeo mais convencional, contar uma história, falar sobre a tua profissão, mostrar as tuas habilidades, pedir a familiares ou colegas que falem sobre ti, ou até mesmo criar um currículo animado. O importante é que uses a tua criatividade para te destacares dos demais candidatos.
Uma estrutura adequada pode ser:
• Apresentação: É o mais importante porque é a primeira impressão que o teu destinatário recebe, começa por cumprimentar e por te apresentares, abordando temas como as tuas competências mais marcantes e para qual posição te estás a candidatar. É conveniente que não faças referências temporárias, porque não sabes quando eles irão assistir ao vídeo.
• Experiência e formação: Destaca a tua formação mais importante, foca-te na tua experiência profissional mais marcante e o motivo pelo qual uma empresa pode contar contigo. Reduz as informações para as 3 ou 4 ideias que desejas manter após a visualização.
• Encerramento: Todas as informações adicionais que consideres, como os teus hobbies, se realizas alguma atividade altruísta e, sobretudo, não te esqueças de indicar uma ou mais formas de contacto: e-mail, telefone, perfis sociais, etc. Também é aconselhável que aproveites para agradecer o interesse manifestado.
Antes de gravar, ensaia.
![Como fazer um currículo em formato de vídeo com sucesso 4 Foto2 1](https://nortempo.com/wp-content/uploads/foto2-1-798x1140.jpg)
1, 2,3, gravação. Prepare-te para ficar à frente de uma câmara, por isso deves ter em consideração vários aspetos. O principal, não transmitas nervosismo e tenta ser o mais natural possível.
Um truque é imaginar que estás a conversar com alguém, torna tudo muito mais espontâneo e natural. Não tenhas medo de errar, pois o toque humano adiciona proximidade e calor. Se o fizeres, aceita-o com humor.
Além disso, presta atenção ao teu vocabulário, respira e fala com calma. É importante que estejas atento à tua comunicação não verbal, pois a tua postura e gestos, em muitas ocasiões, dizem mais de que as tuas próprias palavras. Portanto, aconselhamos que uses roupas adequadas, mas que sejam confortáveis para ti. Para atingir a naturalidade desejada, recomendamos que, antes de gravar, ensaies em frente ao espelho. Dessa forma, será muito mais fácil para ti.
Como gravar e editar
![Como fazer um currículo em formato de vídeo com sucesso 5 Foto3](https://nortempo.com/wp-content/uploads/foto3-1140x760.jpg)
É importante que encontres um local adequado para gravar: que seja o mais silencioso possível, onde não sejas interrompido, recebas uma iluminação homogênea de todos os lados e que tenha uma acústica que não provoque ecos. Da mesma forma, é recomendável que escolhas um fundo neutro com cores claras e que evite brilhos e reflexos que podem prejudicar o resultado.
Atualmente, não é necessário ter meios técnicos sofisticados, a tecnologia que temos nos nossos dispositivos móveis é mais que suficiente. Se possível, utiliza um tripé, define a altura ideal e a moldura. Aconselhamos-te a usar um plano fechado, sem passar para o primeiro plano, para evitar distrações.
Depois de encontrares o melhor take, não te esqueças de testar o som. Deves esperar alguns segundos a olhar para a câmara antes de começares a falar, e também aguardar um pouco antes de cortar a gravação.
Ao terminar a gravação, podes editá-la num aplicativo gratuito, tanto no desktop quanto na versão mobile, o importante é que cuides bem desta edição. Faz cortes limpos, tanto no início quanto no final. Retoca as imagens e o som se achares necessário.
Ferramentas online para CV de vídeo
Se não tens como criar o teu vídeo ou editá-lo, há aplicativos perfeitos para facilitar.
Existem muitos, mas indicamos-te aqui os mais conhecidos e intuitivos:
Uma opção é usar os próprios editores de mídia social baseados em conteúdo audiovisual: YouTube, Instagram e TikTok. Este último está neste momento a testar nos EUA, uma nova funcionalidade específica com esta finalidade.
Outra ferramenta simples é o Powtoon, um software online muito confortável que permite importar imagens e vídeos, e que possui uma versão gratuita e uma versão paga, na qual é possível desenhar templates e adicionar efeitos.
Com a plataforma que Renderforest oferece, poderás criar apresentações criativas e na sua versão gratuita poderás criar o teu currículo em vídeo, fazer download e publicá-lo nas redes ou no teu blog.
Também através do Wideo podes criar vídeos curtos e interativos, perfeitos para partilhar nas tuas redes sociais.
Divulga
Já tens o vídeo do teu currículo? Pois é, chegou a hora de mostrar tudo o que vales, em formato audiovisual. Podes partilhá-lo nos teus perfis sociais, sobretudo no LinkedIn, pois é a rede social mais adequada para este conteúdo e onde podes captar a atenção dos recrutadores e empresas.
Partilha o vídeo com os teus contactos e fica atento às ofertas de emprego que vão surgindo.
Clica em Play e boa sorte!