Como fazer networking (em plena pandemia) com sucesso
O conceito de rede tal como o conhecemos mudou após o confinamento e devido ao distanciamento social imposto pelo coronavírus, mudando principalmente para o campo virtual, onde essa prática já estava em franco crescimento.
Vamos esclarecer o que queremos dizer quando falamos sobre rede. Se traduzirmos diretamente do inglês, podemos indicar “redes de contato” ou “networking”, enquanto a Wikipédia inclui esta definição: “é usada no mundo dos negócios para se referir a uma atividade socioeconómica em que profissionais e empresários trabalham juntos, reunindo-se para formar relações comerciais, criar e desenvolver oportunidades de negócios, compartilhar informações e encontrar clientes”.
Resumindo, fazer networkingnão significa “fazer amigos”, mas sim criar relações estáveis de confiança com um propósito, e isso não mudou com a pandemia.
Esta prática, portanto, é indicada para ti:
• Se estás à procura emprego, desejas estabelecer alianças e procurar novas oportunidades;
• Se és empresário e gostarias de ganhar visibilidade para os teus projetos e criar ligações com outras pessoas da área;
• Se és empresário e estás à procura de contatos valiosos, alargando os teus projetos e à procura de oportunidades.
As chaves para a rede virtual:
Se, até antes da pandemia, a rede era principalmente presencial, agora ela foi reativada pela Internet e tornou-se um ponto de encontro para pessoas que trabalham à distância. Para começar a praticar, é preciso estreitar laços com os teus contatos, agendar reuniões por meio de videoconferência e atualizar os teus perfis nas redes sociais, principalmente nas profissionais como é o caso do LinkedIn. Vejamos como:
• Organiza um café virtual. Não se esqueça dos seus colegas e de alargar a sua rede de contactos mesmo em caso de pandemia, e mesmo que não possa encontrá-los em eventos e no seu local de trabalho, é sempre uma boa ideia tomar um café para conversar um pouco, mesmo sendo por videoconferência.
• Impulsiona a tua marca. Aproveita para reativar as tuas redes sociais e valorizar a tua marca pessoal. Torna-te um profissional de referência na área, cria conteúdos valiosos e conversa com os teus seguidores. Se fores pró-ativo, com certeza criarás rapidamente uma grande rede de interesse para o teu networking, na qual poderás apresentar-te como uma pessoa de confiança, com múltiplas habilidades e com solvência para se enquadrar num futuro novo trabalho ou projeto.
• Fortalece a tua presença no LinkedIn, onde poderás fazer networking eficaz que te ajude a criar relacionamentos benéficos para tua empresa. Nesta rede poderás identificar-te com as pessoas com as quais tens interesse em conectar-te, então configura o teu perfil da forma mais completa possível, desenha um plano de ação e objetivos para começar a trabalhar nesta rede social com sucesso e contatar as pessoas que realmente te interessem.
• Cria um discurso de elevador (elevator pitch). Esta técnica consiste em desenvolver um discurso que descreva a tua ideia de negócio/produto ou a tua carreira e objetivos profissionais de forma resumida (enquanto utilizas o elevador). Será muito útil para qualquer conversa que estabeleças ou se fores contactado por recrutadores ou colegas que pretendam conhecer o teu perfil de forma rápida e clara.
• Olha para fora. Não estabeleças fronteiras nas redes virtuais e entra em contato com outras pessoas, que não residem no mesmo país e que poderão compartilhar contigo as tuas experiências e projetos de outra perspetiva e, quem sabe, talvez a tua próxima oportunidade seja além-fronteiras.
• Inscreve-te em eventos digitais. Uma das palavras do ano é, sem dúvida, webinar. Portanto, procuras fazer networking, recomendamos-te que analises a grande oferta de eventos online em que te enquadras. Em muitos deles, também podes participar e dar-te a conhecer.
Na Nortempo damos as chaves para orientar teu networking para o formato virtual e convidámos-te a relembrar o nosso post anterior sobre esta temática, no qual discutimos outras formas eficazes de estabelecer contatos. Porque Tu moves o mundo.