Como está a geração Z a mudar as práticas de trabalho
O mundo encontra-se em constante evolução e, simultaneamente, a acompanhar essa mesma evolução surgem novas gerações, entre as quais, a Geração Z, que acompanha essa mudança com uma visão mais futurista das demais.
A Geração Z tem como representante toda a população nascida entre 1997 e 2012, sendo que, atualmente, de todas as gerações, esta é a mais populosa, com uma abrangência de 30%, revolucionando o mercado de trabalho e tendo um impacto cada vez mais notório. Isso deve-se à sua capacidade de adaptação e mentalidade empreendedora.
A sua capacidade de adaptação deve-se, em parte, aos avanços tecnológicos, permitindo integrar-se tão bem à era digital, na qual fazemos parte integrante, nomeadamente, nas práticas de trabalho, promovendo uma cultura mais flexível e remota assim como adotar novas ferramentas digitais, como o uso de plataformas, reuniões virtuais, desenvolvimento de projetos em equipa, entre outros.
A Geração Z também procura ter um propósito no trabalho que desempenha, procurando oportunidades de trabalho que permitam alargar os seus conhecimentos, experiências, capacidades e competências e, ao mesmo tempo, fazer parte de uma empresa com ética, empreendedora e que permita ter autonomia para fazer crescê-la e obter o respetivo reconhecimento.
É importante criar um ambiente de trabalho, em que se consiga estimular o espírito de equipa entre a empresa vs colaborador manifestando-se uma aprendizagem e um envolvimento de competências contínuas para que se sintam valorizados.
Cada vez mais deparamo-nos com negócios próprios online e empreendedores, permitindo mais flexibilidade no exercício de funções, trabalho remoto e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, sendo as principais prioridades na procura de emprego, e não o salário, ao invés das restantes gerações.
Para aliciar e reter esta geração, as empresas têm de se adaptar e acompanhar a atualidade através de formações, ferramentas digitais e um líder que faça parte desta mesma geração.
A Geração Z também se preocupa com a inclusão, a diversidade e com as alterações climáticas contribuindo para um meio ambiente mais saudável e sustentável.
Concluindo, a meu ver, a Geração Z está a transformar e a moldar o mercado de trabalho, através do empreendedorismo, assim como da relação com a tecnologia, permitindo uma aprendizagem e desenvolvimento contínuo, a inclusão, a diversidade e a sustentabilidade.
O futuro e reconhecimento das organizações dependerá das práticas inovadoras geradas pela Geração Z, mas, para que tal se suceda, é primordial que as mesmas se desenvolvam e se adaptem a esta realidade, que está em constante mudança.