Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Como está a geração Z a mudar as práticas de trabalho

Geracao

O mundo encontra-se em constante evolução e, simultaneamente, a acompanhar essa mesma evolução surgem novas gerações, entre as quais, a Geração Z, que acompanha essa mudança com uma visão mais futurista das demais.

A Geração Z tem como representante toda a população nascida entre 1997 e 2012, sendo que, atualmente, de todas as gerações, esta é a mais populosa, com uma abrangência de 30%, revolucionando o mercado de trabalho e tendo um impacto cada vez mais notório. Isso deve-se à sua capacidade de adaptação e mentalidade empreendedora.

A sua capacidade de adaptação deve-se, em parte, aos avanços tecnológicos, permitindo integrar-se tão bem à era digital, na qual fazemos parte integrante, nomeadamente, nas práticas de trabalho, promovendo uma cultura mais flexível e remota assim como adotar novas ferramentas digitais, como o uso de plataformas, reuniões virtuais, desenvolvimento de projetos em equipa, entre outros.

A Geração Z também procura ter um propósito no trabalho que desempenha, procurando oportunidades de trabalho que permitam alargar os seus conhecimentos, experiências, capacidades e competências e, ao mesmo tempo, fazer parte de uma empresa com ética, empreendedora e que permita ter autonomia para fazer crescê-la e obter o respetivo reconhecimento.

É importante criar um ambiente de trabalho, em que se consiga estimular o espírito de equipa entre a empresa vs colaborador manifestando-se uma aprendizagem e um envolvimento de competências contínuas para que se sintam valorizados.

Cada vez mais deparamo-nos com negócios próprios online e empreendedores, permitindo mais flexibilidade no exercício de funções, trabalho remoto e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, sendo as principais prioridades na procura de emprego, e não o salário, ao invés das restantes gerações.

Para aliciar e reter esta geração, as empresas têm de se adaptar e acompanhar a atualidade através de formações, ferramentas digitais e um líder que faça parte desta mesma geração.

A Geração Z também se preocupa com a inclusão, a diversidade e com as alterações climáticas contribuindo para um meio ambiente mais saudável e sustentável.

Concluindo, a meu ver, a Geração Z está a transformar e a moldar o mercado de trabalho, através do empreendedorismo, assim como da relação com a tecnologia, permitindo uma aprendizagem e desenvolvimento contínuo, a inclusão, a diversidade e a sustentabilidade.

O futuro e reconhecimento das organizações dependerá das práticas inovadoras geradas pela Geração Z, mas, para que tal se suceda, é primordial que as mesmas se desenvolvam e se adaptem a esta realidade, que está em constante mudança.