Como a Felicidade no Trabalho Afeta a Produtividade
No contexto de trabalho atual, a procura pela felicidade laboral, tem ganho um papel cada vez mais preponderante. Se por um lado os colaboradores procuram ambientes saudáveis para trabalhar, também os empregadores perceberam que um ambiente de trabalho positivo e feliz, aumenta os níveis de produtividade e promove a retenção de recursos humanos, evitando assim o turnover dos colaboradores.
Existem cada vez mais investigações que demonstram que estes dois conceitos estão correlacionados e são fulcrais para que qualquer organização se distinga face às demais no mercado de trabalho.
Mas o que é a felicidade no trabalho? Não há efetivamente um conceito definido, e muito se tem dito sobre esta temática. No entanto, o que parece consensual e que tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade, é que, cabe aos gestores olhar para os seus colaboradores, como o ativo mais importante das suas organizações. Perceber que colaboradores felizes, são mais produtivos e esse bem-estar pode impactar diretamente na redução de absentismo, diminuição de acidentes de trabalho, maior sentimento de pertença ao meio, mais empenho e engagement. Não obstante, importa ressaltar que a felicidade não surge nos colaboradores de forma espontânea. A felicidade é um processo que se constrói ao longo do tempo mediante a adoção de estratégias por parte das organizações. É essencial que as empresas se empenhem em criar um ambiente favorável, que valorizem e reconheçam o trabalho dos seus colaboradores. A oferta de benefícios que promovam o work life balance, bem como programas de desenvolvimento pessoal e profissional, e ainda a formação dos cargos de liderança, são estratégias importantes para aumentar a satisfação dos funcionários.
Podemos ainda mencionar o conceito People Centric, que é um modelo de liderança e gestão empresarial que reconhece a importância de colocar a capacidade, necessidades e condições de trabalho dos colaboradores no centro das decisões tomadas por uma empresa.
Desta forma, e adotando as estratégias e medidas certas, conseguimos ter um ambiente de trabalho saudável, positivo e feliz, onde existe espaço para crescimento e desenvolvimento dos profissionais, que promove a comunicação e o bem-estar dos colaboradores.
Ana Sofia Simões, Account Specialist Senior