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As vantagens do Outsourcing na era 4.0

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O contexto de mudança em que vivemos obriga-nos a apostar em modelos de negócio ágeis e flexíveis. Por isso, as empresas precisam de um parceiro para se focar no seu core business, tendo os serviços de outsourcing como aliados.

Mas do que estamos a falar quando nos referimos ao outsourcing? Esse anglicismo pode ser traduzido como “terceirização” e corresponde a um processo pelo qual uma empresa contrata outra para ser responsável pela gestão de determinadas tarefas dentro da sua estrutura. Ou seja, consiste na transferência de determinadas funções complementares de uma empresa para outra uma empresa externa especializada nessas atividades.

O outsourcing é cada vez mais procurado e as empresas utilizam-no percebem-no como uma ferramenta de alto valor agregado. Assim, a empresa que presta os seus serviços ultrapassa o estatuto de “fornecedor” para se posicionar como um parceiro estratégico, partilhando os mesmos desafios e objetivos.

As vantagens de assumir fórmulas de outsourcing, sobretudo em tempos incertos como os que vivemos, são múltiplas e permitem às empresas o seguinte:

Foco no negócio principal. Desta forma, as organizações focam “no que é importante”, ou seja, na essência do seu negócio e delegam a gestão de determinadas funções ao parceiro, em que são mais especializadas.

Melhoria de processos e eficiência. Ao contar com um parceiro externo, proporcionará à empresa uma melhoria nos processos a partir da sua visão de especialista e conhecimento da realidade do mercado. Paralelamente, a empresa poderá aumentar a eficiência da gestão através da subcontratação de funções a terceiros que possuam metodologia e procedimentos experientes, cuja aplicação implica um aumento de qualidade e produtividade.

• Transformação de custos fixos em variáveis. Ter fornecedores externos flexibilizará os custos dos serviços terceirizados e, dessa forma, será possível ter previsões detalhadas desses valores.

Gestão de talentos. Um dos serviços terceirizados mais comuns são os relacionados à gestão de Recursos Humanos, procurando a sua otimização com pessoas especialistas em atração e retenção de talentos.

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As especialidades mais relevantes

O outsourcing, para além de proporcionar múltiplas vantagens às empresas como já explicámos, está sempre em constante evolução e adapta-se à situação do mercado, estudando os últimos desenvolvimentos.

Há uma tendência comum de terceirizar serviços de grande importância através da transformação digital, os relacionados à Tecnologia da Informação, análise de dados e segurança cibernética são especialmente relevantes. A terceirização tecnológica possibilita ter especialistas autênticos a um custo competitivo, sendo a terceirização desses serviços um dos pilares fundamentais para a empresa realizar uma transformação digital correta.

Nestes tempos disruptivos, também é essencial ter um parceiro especialista em gestão de mudanças, que de fora perceba os pontos fracos da empresa nesta matéria e os ajude a navegar nestes tempos incertos, tomando as decisões necessárias.

Da mesma forma, destacam-se os serviços de terceirização financeira e contabilística, que terceirizam a análise das possibilidades económicas da empresa, especialmente ao nível de assessoria em processos de expansão e em períodos de crise, e os de sistemas administrativos e jurídicos, com tarefas densas e complexas e em constante atualização.

Os Facility Services, relacionados aos serviços auxiliares, têm-se focado em fórmulas de terceirização, especialmente em atividades como atendimento ao cliente, limpeza ou logística.

Características de um bom parceiro

As empresas especializadas em outsourcing caracterizam-se pelo seu elevado grau de especialização, o que lhes permite gerir integralmente múltiplos serviços, disponibilizando soluções personalizadas e atuando, na prática, como parceiros comprometidos com o negócio do cliente. Estas são as características essenciais para encontrar um bom parceiro:

Fidedigno. O sucesso do relacionamento entre as empresas deve ser baseado na confiança para se trabalhar num todo por um objetivo comum.

Experiência. O fornecedor deve demonstrar ampla experiência dando resposta às empresas de diferentes dimensões ao longo do tempo.

Soluções customizadas. É o ‘plus‘ que diferencia os serviços de terceirização entre algumas empresas e outras.

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Através da nossa marca especializada em outsourcing, orientamo-lo em questões de terceirização para que a sua empresa otimize recursos e tempo. Apresentamos a nova metodologia NORTEX, com base nestas premissas:

• Variabilidade. Torna os custos fixos mais flexíveis e os transforma em variáveis.

Flexibilidade trabalhista. Assume os picos de produção e otimiza os equipamentos para lidar com eles.

Lean services. Supõe uma melhoria contínua com serviços que procuram eficiência.

Projetos customizados. As empresas poderão beneficiar de planos que se adaptam à sua realidade em todos os momentos.

A NORTEX oferece os seus serviços ad hoc em diversos setores com alto grau de especialização: alimentação, industrial, logística, turismo, limpeza, atendimento e informação. Convidamo-lo a descobrir a nova forma de terceirizar connosco.