Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

As “soft skills” mais exigidas

Linkedin sales solutions npyf7rjqmq4 unsplash

O mundo do trabalho transformou-se e a pandemia mudou as prioridades das empresas em relação às competências dos candidatos. Agora, as soft skills, ou competências sociais, são de extrema importância e deves aprimorá-las ao máximo.

As empresas portuguesas adaptaram-se em tempo recorde ao novo normal e procuram candidatos versáteis, que saibam conjugar os conhecimentos técnicos com as competências sociais, que obviamente podes treinar para as otimizar. As mais valorizadas em tempos de mudança e incerteza como os que vivemos hoje em dia, são a resiliência, a inteligência emocional e a capacidade de comunicação.

As competências mais exigidas de acordo com o LinkedIn

Em plena crise global sanitária, a rede social LinkedIn realizou uma pesquisa com empresas para detalhar as competências sociais mais procuradas no contexto atual, e estas foram as vencedoras:

1. Criatividade

2. Persuasão

3. Colaboração

4. Adaptabilidade

5. Inteligência emocional

Sem dúvida, estas competências adquirem maior relevância do que nunca porque, por muito que se tenha a formação técnica, se a pessoa não for capaz de trabalhar em equipa, o conhecimento pouco servirá. As competências pessoais, portanto, são a chave para o sucesso dentro das empresas e são aquelas que realmente fazem com que os projetos triunfem.

Destaca-te no currículo

Christin hume hbuwvlcytna unsplash
Soft Skills: uma boa comunicação será a base para um trabalho de equipa frutífero, que se traduzirá no sucesso da empresa

Se tiveres dúvidas sobre a inclusão das tuas soft skills no CV, a resposta é SIM, pois serão um fator diferencial em relação ao resto dos candidatos. Vamos ver as competências pessoais que não podem faltar no teu cartão de visita como um profissional cativante.

Comunicação

Os responsáveis ​​pelos processos seletivos procuram candidatos com capacidade de comunicação (escrita, oral e não verbal) que saibam transmitir as suas ideias e, sobretudo, que saibam ouvir. Uma boa comunicação será a base para um trabalho de equipa frutífero, que se traduzirá no sucesso da empresa.

Resiliência

É uma das competências mais exigidas em plena era Covid, porque sem dúvida é aquela que lhe permitirá resistir às mudanças. Desta forma, irás concentrar-te em encontrar a solução, não te recriarás nos problemas e sempre encontrará a melhor estratégia para avançar em cenários incertos.

Gestão de tempo

Tempo é dinheiro e muito mais em contexto de trabalho, as empresas irão valorizar as tuas habilidades de gestão e organização. Estabelece metas e estabelece prioridades, desta forma poderás atingir os teus objetivos de forma mais eficaz e no menor tempo possível.

Capacidade analítica

Esta competência baseia-se na capacidade de compreender, analisar e interpretar informações e tirar conclusões. Podes praticar o pensamento lógico para tomar decisões informadas e assim avançar nos projetos e planos.

Cultiva as tuas soft skills e destaca-te como um profissional versátil, sem medo de mudanças e com inteligência emocional porque, lembra-te, TU moves o mundo.