Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

“As previsões são otimistas, já passamos a pior fase e estamos a verificar um aumento das contratações”

Joan Levante previsiones

Joan Bestard, Area Manager de Levante e Ilhas Baleares de Nortempo

Joan Bestard faz um balanço “muito positivo” do verão graças ao “bom comportamento do turismo nacional”. Da mesma forma, aponta as indústrias agroalimentar, automóvel, logística e portuária como setores estratégicos para a Nortempo na zona de Levante e Ilhas Baleares.

Que análise podemos fazer do verão de 2021?

Na minha opinião, o saldo é muito positivo. O turismo teve uma boa temporada de verão, principalmente se a compararmos com a do ano passado. Isso tem se refletido no mercado de trabalho, com a diminuição do desemprego e do número de trabalhadores afetados pela ERTE.

O bom desempenho do turismo nacional e a vacinação em massa têm sido fundamentais para esses resultados, embora os próximos meses sejam desconhecidos, confiamos que as medidas adotadas pelas comunidades para tentar estender a temporada serão eficazes e que teremos um bom outono, o que ajudará a reduzir os efeitos que temos arrastado de um primeiro semestre péssimo.

Quais foram os perfis mais procurados em Levante e nas Ilhas Baleares?

O setor agroalimentar tem sido um dos menos afetados pela crise, e o setor da logística te crescido a nível geral, sobretudo na zona de Valência. É por isso que os perfis mais solicitados têm sido os operadores fabris, perfis de manutenção e eletromecânicos, empregados de mesa, motoristas e profissionais na área da hotelaria.

Quais são os setores estratégicos para a Nortempo nesta área?

Em primeiro lugar, a indústria agroalimentar, seguida do sector do turismo, da indústria automóvel e ainda o setor logístico. Nesta zona, como não pode deixar de ser, o turismo é um sector chave para nós e temos a certeza que no ano de 2022 recuperará a tão esperada normalidade. Mas não é o único setor estratégico, estamos numa área plural e diversa onde setores como o industrial, alimentar, automóvel ou logístico são setores altamente consolidados e em constante crescimento.

As previsões são otimistas para uma recuperação econômica e trabalhista progressiva na sua área?

As previsões são otimistas, já passamos a pior fase e estamos a verificar um aumento das contratações. Em geral, as perspetivas são muito positivas para 2022.

“A TALENTUM é um novo ambiente digital que traz vantagems aos nossos clientes ao otimizar seus processos seletivos”

Quais serviços são oferecidos pela Nortempo e quais são os mais procurados?

A Nortempo atua no setor de Recursos Humanos há 30 anos, incorporando constantemente os novos serviços com o objetivo de oferecer soluções completas e de qualidade aos seus clientes. Atualmente contamos com soluções em terceirização de serviços, processos de seleção direta e formação, trabalho temporário, Centro Especial de Emprego e Fundación Nortempo e ainda o Grupo Clave, portanto somos especialistas em poder oferecer a melhor solução de acordo com as peculiaridades de cada setor.

Atualmente, temos visto um aumento na procura por processos seletivos diretos e projetos de formação (principalmente na modalidade e-learning, embora ultimamente já estejamos a reativar formação presencial ou híbrida); e também podemos destacar o outsourcing e consultoria.

Qual é a sua fórmula para o sucesso ao gerir equipas?

Acredito que é fundamental estabelecer os princípios do trabalho em equipa para que a gestão seja bem-sucedida e tenho a sorte de ter uma grande equipa na minha área que também possui larga experiência no setor e na Nortempo. Compromisso com clientes e colaboradores, comunicação, confiança, orientação para resultados, motivação e pensamento sobre o objetivo comum são aspetos fundamentais.

Tem sido difícil se adaptar a gestão remota em horários específicos?

O Covid-19 acelerou o processo de digitalização de empresas e mudou a forma como interagimos. Teleconferências, teletrabalho, entrevistas por vídeo, etc., vieram para ficar e fazer problema para nós, na verdade acredito que em muitas ocasiões agilizou e facilitou o nosso trabalho. A rápida adaptação da Nortempo tem sido fundamental para evitar incidentes no dia a dia.

Como definiria a TALENTUM?

A TALENTUM é a grande aposta da Nortempo para aproximar as pessoas do mercado de trabalho e do seu aprimoramento profissional. Uma ferramenta desenhada para facilitar a comunicação com os candidatos e acompanhá-los no seu desenvolvimento, onde o candidato pode avaliar as suas competências, aceder à formação, procurar ativamente emprego e interagir 24 horas por dia de forma personalizada. Da mesma forma, este novo ambiente digital traz vantagens aos nossos clientes ao otimizar os seus processos seletivos.