As perguntas que podes fazer (e as que não podes) numa entrevista de trabalho

11 de Fevereiro de 2020
Tempo de leitura: 2 minutos
Tu tens uma entrevista de emprego e preparaste-te para todas as possibilidades de resposta, mas o que não sabes é que às vezes os recrutadores invertem os papéis e deixam que sejas tu a fazer as perguntas. Assim, para não seres apanhado de surpresa, damos-te as chaves das questões que podes fazer (e as que não). Toma nota!
Podes perguntar:
- Qual a competência mais proeminente? Se não ficou claro para ti ao longo da entrevista, faz esta pergunta sem medo. Desta maneira poderás saber quais as expectativas que a empresa tem em relação ao candidato que ocupará o lugar e se tu te enquadras nestas características.
- Quais seriam as minhas funções? Mesmo que o teu perfil se enquadre, pode ser que as tarefas sejam distintas, dependendo da empresa, e muito mais específicas. Por isso, é importante que faças esta pergunta, caso tenhas dúvidas, para te assegurares que te encontras capacitado para o posto.
- Como é o organigrama da empresa? É interessante perguntar como funciona a empresa e, específicamente, o departamento onde se enquadra o posto ao qual te candidataste. Assim conseguirás obter informação útil, para conheceres o grau de responsabilidade com que podes contar e calcular o salário proporcional.
Não podes perguntar:
- Tenho direito a quantos dias de férias? No primeiro encontro não cai bem perguntar sobre as férias caso te contratem; o lógico é ser a empresa a informar-te quando achar mais conveniente.
- Quanto vou receber? Normalmente, os entrevistadores perguntam-te sobre a expectativa salarial. Recomendamos que respondas mas não fales constantemente sobre o tema.