“As necessidades das empresas clientes aumentam no Natal”

Carolina de la Cal, Consultora da agência Nortempo em Valladolid
A nossa colega Carolina de la Cal destaca o caráter dinâmico de Valladolid, “como um mercado muito poderoso e uma referência em muitos setores”, assim como o constante crescimento e a grande procura por perfis nos setores de logística, retalho e vitivinícola.
Valladolid é um dos pólos de negócios estratégicos de Castela e Leão e também abriga as sedes das suas instituições. O que destaca sobre esta cidade e o seu tecido econômico?
Concordo com esta avaliação de Valladolid, é o eixo estratégico da região, sem desvirtuar o resto das províncias. Cresceu graças à indústria automóvel, mas agora há outros setores da economia que estão a fortalecer-se também, como o setor agroalimentar, o vitivinícola e setor do turismo. Temos um mercado muito poderoso e somos referência em muitos desses setores.
Qual é o perfil do cliente de Valladolid?
Não existe um perfil específico, temos grandes empresas sediadas na zona, também empresas familiares que geram muito emprego na região devido ao seu crescimento, e pequenos negócios, que se empenham em promover o emprego e ajudar na sua especialização.
As contratações continuaram a um bom ritmo nesta reta final do ano, e o desemprego recupera os números pré-Covid, superando os 20 milhões de empregados em Espanha. Acha que essa tendência se manterá ou é algo que surgiu como resposta após a crise?
Estamos a recuperar com bons números, é verdade que as empresas estão a esforçar-se e à procura de medidas para recuperar a economia, preocupam-se com a criação de emprego, não acho que seja um efeito apenas da crise sanitária, é uma consequência do esforço e da atitude sobre a parte de todos: empresas, funcionários, investidores, entidades públicas, etc.
Da mesma forma, como medida de contenção, as ERTE´s são prorrogadas até 28 de fevereiro de 2022 com isenções nas contribuições para a Previdência Social de 80% caso os atingidos realizem formação. O que acha dessa medida e o que a Nortempo pode oferecer aos seus clientes nesse sentido?
É uma medida muito boa, eles não só garantem, na medida do possível, emprego como garantem aos colaboradores uma formação adequada e maior resistência e preparação. Na Nortempo podemos oferecer formação especializada e técnica, sendo um parceiro de máxima confiança e envolvimento.
“Da Nortempo podemos oferecer formação especializada e técnica, sendo um parceiro de máxima confiança e envolvimento”
A época festiva de final do ano potencia um aumento de contratações?
Sim, há três anos que a Black Friday é uma das épocas do ano em que as contratações aumentam, assim como o Natal, uma vez que aumentam as necessidades das empresas clientes. Essa tendência continuou neste ano, então estamos muito satisfeitos com essa extensão.
Quais são os perfis mais solicitados para essas datas?
Nesta altura do ano, as necessidades de pessoal do sector logístico aumentam, pelo que os perfis mais procurados são estafetas, trabalhadores de armazém ou logística. Da mesma forma, os sectores do comércio e retalho são áreas que necessitam de reforçar o seu quadro de pessoal devido ao aumento das vendas, pelo que nos solicitam operadores de loja ou operadores logísticos.
Em relação aos perfis profissionais, fala-se muito da falta de profissionais nos ofícios mais tradicionais e também nos tecnológicos. Apercebe-se disso? Qual acha ser a causa deste fenómeno?
Sim, às vezes é difícil dar resposta aos pedidos do comércio tradicional, devido à falta de pessoal. Em relação aos perfis tecnológicos, não nos apercebemos tanto dessa carência.
Possivelmente, devemos promover a formação profissional dessas profissões tradicionais e dar um passo para que essa tendência mude.
“Devemos promover a formação profissional nos comércios tradicionais e dar uma guinada para que essa tendência mude”
Qual o equilíbrio profissional e pessoal que faz da agência da Nortempo em Valladolid?
Positivo, a empresa está em constante crescimento, e isso motiva-nos e incentiva-nos a continuarmo-nos a aprimorando como profissionais dentro da grande equipa de pessoas que compõe a Nortempo.
Um desejo e uma previsão para 2022.
Continuar na nossa linha de crescimento e reconhecimento na área.