As competências de um verdadeiro chefe de equipa
Um bom líder é descoberto em tempos difíceis e, sem dúvida, 2020 tem sido o grande teste para a maioria dos gestores e líderes de equipa. Numa pandemia sem precedentes num cenário globalizado, a crise provocada pelo coronavírus tem sido um grande desafio para a gestão de equipas em que vários fatores entram em jogo: salvar a empresa e os colaboradores e envolvê-los mais do que nunca, mesmo que estejam a trabalhar remotamente. Vejamos as qualidades mais valorizadas num gestor de equipa.
Um líder nasce e constrói-se
Um líder tem qualidades inatas, mas deve também formar e desenvolver competências que o ajudem a liderar uma equipa. Estas são as capacidades de liderança, qualidades que permitem tomar decisões com responsabilidade e empatia, atribuir recursos de forma eficiente e, sobretudo, gerir as pessoas e motivá-las com entusiasmo e empenho. No meio de uma crise como a atual, é essencial ter uma pessoa carismática como chefe do grupo, que “puxa os cordelinhos” e estimula a produtividade de todos.
Os líderes atuais devem basear a sua gestão na coordenação e colaboração entre todos os colegas, e é essencial, para que as funções não se sobreponham, alinhar todos na mesma direção e identificar problemas comuns.
Sabe comunicar e é empático
Sem uma boa capacidade de comunicação, seria difícil desenvolver as outras competências. Os grandes líderes destacam-se sempre pela sua capacidade de falar em público, mas é igualmente ou mais importante que se destaquem pela sua capacidade de ouvir. Prestar atenção, ser conciso ou ter bom controlo sobre a linguagem não verbal são algumas das chaves para melhorar as competências de comunicação.
É também vital ser transparente e intensificar a comunicação, especialmente em tempos de crise, para acabar com rumores, embustes ou incertezas prejudiciais entre os trabalhadores, explicando sempre as decisões tomadas e resolvendo as dúvidas.
Em suma, se um bom líder souber comunicar e ouvir as suas equipas, logicamente conseguirá ser empático, demonstrando a capacidade de perceber o que os outros pensam e sentem. Ser capaz de “colocar-se no lugar de outra pessoa” será fundamental na gestão de equipas, porque será capaz de adaptar a sua gestão de acordo com cada pessoa e atingir os objetivos desejados.
Destemido e eficaz
A coragem é uma das habilidades em que os verdadeiros líderes se destacam. Eles assumem destemidamente o comando, tomam decisões difíceis quando necessário e assumem os erros, tanto os seus como os da sua equipa. Sem dúvida, a coragem está associada ao compromisso individual, que será sem dúvida recompensado quando for transferido para todas as pessoas.
Além disso, um bom líder deve ser decisivo, ter recursos e conhecimentos para resolver problemas, desbloqueando situações típicas da sua posição de responsabilidade.
Sabe delegar
Um líder do futuro não se limita ao comando, sabe também delegar e é talvez uma das competências mais difíceis de assumir por medo de perder o controlo da situação. Para o evitar, deve pedir um feedback constante ao seu povo de confiança, para que continue a estar consciente de tudo.
Na Nortempo damos-lhe as chaves para identificar os verdadeiros líderes de uma equipa e aprender a assumir estas competências porque lembre-se: #TuMovesOMundo