Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

As competências de um verdadeiro chefe de equipa

Lider 1

 Um bom líder é descoberto em tempos difíceis e, sem dúvida, 2020 tem sido o grande teste para a maioria dos gestores e líderes de equipa. Numa pandemia sem precedentes num cenário globalizado, a crise provocada pelo coronavírus tem sido um grande desafio para a gestão de equipas em que vários fatores entram em jogo: salvar a empresa e os colaboradores e envolvê-los mais do que nunca, mesmo que estejam a trabalhar remotamente. Vejamos as qualidades mais valorizadas num gestor de equipa.

Um líder nasce e constrói-se

Um líder tem qualidades inatas, mas deve também formar e desenvolver competências que o ajudem a liderar uma equipa. Estas são as capacidades de liderança, qualidades que permitem tomar decisões com responsabilidade e empatia, atribuir recursos de forma eficiente e, sobretudo, gerir as pessoas e motivá-las com entusiasmo e empenho. No meio de uma crise como a atual, é essencial ter uma pessoa carismática como chefe do grupo, que “puxa os cordelinhos” e estimula a produtividade de todos.

Os líderes atuais devem basear a sua gestão na coordenação e colaboração entre todos os colegas, e é essencial, para que as funções não se sobreponham, alinhar todos na mesma direção e identificar problemas comuns.

Sabe comunicar e é empático

Lider 2

Sem uma boa capacidade de comunicação, seria difícil desenvolver as outras competências. Os grandes líderes destacam-se sempre pela sua capacidade de falar em público, mas é igualmente ou mais importante que se destaquem pela sua capacidade de ouvir. Prestar atenção, ser conciso ou ter bom controlo sobre a linguagem não verbal são algumas das chaves para melhorar as competências de comunicação.

É também vital ser transparente e intensificar a comunicação, especialmente em tempos de crise, para acabar com rumores, embustes ou incertezas prejudiciais entre os trabalhadores, explicando sempre as decisões tomadas e resolvendo as dúvidas.

Em suma, se um bom líder souber comunicar e ouvir as suas equipas, logicamente conseguirá ser empático, demonstrando a capacidade de perceber o que os outros pensam e sentem. Ser capaz de “colocar-se no lugar de outra pessoa” será fundamental na gestão de equipas, porque será capaz de adaptar a sua gestão de acordo com cada pessoa e atingir os objetivos desejados.

Destemido e eficaz

Lider 3

A coragem é uma das habilidades em que os verdadeiros líderes se destacam. Eles assumem destemidamente o comando, tomam decisões difíceis quando necessário e assumem os erros, tanto os seus como os da sua equipa. Sem dúvida, a coragem está associada ao compromisso individual, que será sem dúvida recompensado quando for transferido para todas as pessoas.

Além disso, um bom líder deve ser decisivo, ter recursos e conhecimentos para resolver problemas, desbloqueando situações típicas da sua posição de responsabilidade.

Sabe delegar

Um líder do futuro não se limita ao comando, sabe também delegar e é talvez uma das competências mais difíceis de assumir por medo de perder o controlo da situação. Para o evitar, deve pedir um feedback constante ao seu povo de confiança, para que continue a estar consciente de tudo.

Na Nortempo damos-lhe as chaves para identificar os verdadeiros líderes de uma equipa e aprender a assumir estas competências porque lembre-se: #TuMovesOMundo