As 5 ferramentas para videoconferência
União e coesão é fundamental para o bom funcionamento da sua empresa. Em tempos de pandemia, todos tivemos de adaptar a nossa forma de trabalhar e coordenar as nossas tarefas remotamente, tendo como aliada a tecnologia.
Se no mês passado apresentamos e analisamos as melhores ferramentas e aplicações para planificar as tarefas pendentes, hoje, neste post fazemos uma breve descrição e comparação das 5 ferramentas mais úteis para comunicar com a sua equipa. Tome nota!
Certamente foi uma das palavras mais utilizadas durante o confinamento, quando as empresas foram obrigadas a operar remotamente em tempo recorde, quase todos nós tivemos uma reunião/chamada via ‘zoom‘. Esta tornou-se uma das ferramentas de videoconferência mais popular e foi pensada para as empresas e para as suas necessidades de comunicação.
Prós: Possui uma versão gratuita que permite diversas funções e é user friendly. Permite a conexão de um grande número de usuários e permite partilhar ecrãs e arquivos.
Contras: A versão paga oferece tempo ilimitado de conexão e a possibilidade de organizar webinars personalizados. Também tem contra a sua falta de segurança, o que faz com que muitos usuários optem por outras ferramentas.
Também foi uma das “estrelas” da comunicação de equipas durante o confinamento e substituiu muitas reuniões físicas para sempre. Faz parte do pacote Office e integra serviços de chat, chamada de voz e videochamada numa só aplicação. Esta aplicação também permite partilhar e modificar arquivos do Word, Excel e PowerPoint em tempo real com outros membros da equipa.
Prós: É uma ferramenta muito útil para PME´s que trabalham com o Office 365 e têm funcionários remotos e equipas que precisam manter uma comunicação constante. Além disso, oferece serviços de videoconferência e webinars.
Contras: Embora tenha uma versão gratuita, o premium é o que realmente oferece mais possibilidades. Além disso, pode não ser muito intuitivo de usar pela primeira vez, especialmente quando se trata de partilhar e modificar arquivos.
O aplicativo do Google é direcionado para empresas, organizações e clientes. Permite organizar videoconferências e partilhar arquivos em tempo real sem qualquer tipo de limite. Com o Google Meet é possível participar em videoconferências já iniciadas e traz também diversas opções tais como: realizar chamadas de voz, partilhar o ecrã com outros integrantes da reunião, enviar mensagens de texto, gravar reuniões e ainda, caso queira consultar novamente alguns pontos mais tarde ou caso não tenha podido estar presente, pode fazê-lo.
Prós: É um serviço simples, muito fácil de usar, prático e permite organizar reuniões até 250 pessoas. Pode ser gravado e a segurança das conversas é garantida graças à sua criptografia.
Contras: Sendo da Google, precisa de uma conta para aceder, e os seus benefícios são limitados à medida que é pago. Além disso, não permite controlar as intervenções de cada participante.
Embora seja conhecida por ser a “rede social” da comunidade gamer, o seu uso espalhou-se e atualmente é muito popular também para a comunicação entre empresas e centros educacionais. É estruturada por canais de chat nos quais podem ser transmitidos textos, imagens, áudio e vídeo, e possui uma versão para dispositivos móveis e desktop.
Prós: É um canal novo e jovem, amigável e eficiente. Permite muitas possibilidades graças ao seu sistema de bot, programado para realizar ações programadas para cada usuário.
Contras: Devido à sua origem, muitos usuários relutam em utilizá-lo como um canal de comunicação convencional e pode parecer complicado, pois deve estar associado a um servidor. Além disso, possui uma versão paga chamada Nitro, com diversas opções de customização.
É uma solução de videoconferência de código aberto 100% criptografada que pode usar sem limitação de tempo, todos os dias, gratuitamente, sem registo. Possui ótima segurança e não possui limite de participantes.
Prós: Não precisa de se inscrever e basta apenas entrar na web e pode logo criar uma sala de chat ou entrar numa se ela já existir. Também pode usá-la através de um dispositivo móvel e pode ser integrado à aplicação Slack.
Contras: Permite gravar a sessão de videoconferência, mas após 24 horas terá que salvá-la na Dropbox porque ela será excluída do servidor. Além disso, todos os participantes são moderadores e qualquer pessoa pode silenciar outra no decorrer da videoconferência.
Considerou este post útil? Não deixe de partilhar os nossos posts e ajude outras empresas e colegas a eleger as ferramentas digitais que melhor se adaptam à comunicação da sua quipa de trabalho.
Porque TU, moves o mundo.