As 5 competências essenciais do CEO perfeito
Com 2022 já aí à porta, chega o momento de fazer um balanço e pode começar por si mesmo. Se é gestor de uma empresa, sem dúvida teve que se adaptar rapidamente à pandemia, reforçando e assumindo novas competências.
A crise sanitária virou de cabeça para baixo toda a sociedade e as empresas tiveram que aprender a lidar com as incertezas, ganhando mais força do que nunca a capacidade de resiliência, gestão da mudança e liderança para unir equipas remotamente.
E como o novo ano parece ser temporário, revemos consigo as competências-chave para que possa “superá-lo” com sucesso.
Antecipar e adaptar
Vivemos num ambiente volátil e a pandemia trouxe-nos mais incertezas do que nunca. Por isso, num mundo de negócios completo de mudanças, deve estar sempre um passo à frente. Como CEO, deve ter coragem na tomada de decisões, mostrar capacidade de se antecipar e, acima de tudo, adaptar-se a novos desafios.
Reforce a sua formação
Se quer ser um gestor de sucesso, deve apostar na capacitação e atualização de conhecimento contínua, principalmente nas ferramentas digitais, protocolos e estratégias de gestão. Deve também ter claro que os seus funcionários precisam de formação, mas também, procure formação para si e interesse-se e por disciplinas que o façam evoluir.
Seja empático
Aprender a “colocar-se no lugar do outro” é fundamental para ser um bom CEO, tanto no que diz respeito aos seus trabalhadores como aos seus fornecedores e clientes, porque no mundo dos negócios “nem sempre se pede, também se dá”. Da mesma forma, a cooperação e o trabalho em equipa criam uma cultura de confiança essencial para o funcionamento de uma empresa.
Orientar as suas ações para a sociedade
A Responsabilidade Social Corporativa não deve ser mais um “complemento” dentro da sua empresa, ela deve fazer parte do DNA para que suas ações se reflitam na sociedade. Atue de forma comprometida, ética e responsável, aposte na economia circular e no cuidado com o meio ambiente e reforçará a cultura da empresa cuidando do planeta e aumentando o bem-estar social.
E lembre-se dos três ‘A´s’. Fundamental em tempos de pandemia: Antecipar. Adaptar. Tome uma Atitude. Aplique esses três princípios básicos e irá alcançar a excelência como gestor. Além disso, deve ter sempre em consideração o bem-estar de seus funcionários.
Precisamente, se pretende “criar valor” entre os profissionais que integram a sua empresa, recomendamos que leia o nosso post na PVE. Em suma, oferecer uma boa experiência de trabalho, um ambiente confortável e, acima de tudo, valorizar a mão de obra, na qual todos agregam, será a chave para ser um gestor de sucesso.