Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Ajudamos a melhorar a saúde mental das mulheres exploradas na Índia

Foto

Na Nortempo, colaborámos com a ONG Sonrisas de Bombay num Projeto de Saúde Mental para mulheres traficadas na Índia. Foram identificadas 136 mulheres, 31 das quais sofriam de doenças mentais, e foi-lhes oferecida terapia e apoio para depressão grave, ansiedade ou dependências resultantes da sua situação. Mencionamos agora estes dados, por ocasião do Dia Internacional contra o Tráfico.

Este é o resultado do acordo que promovemos em dezembro passado com o nosso Presidente, Bartolomé Pidal e Jaume Sanllorente, Diretor Geral e fundador da Sonrisas de Bombay. Financiámos parte deste projeto que procura transformar a realidade social na Índia, garantindo o respeito pelos direitos humanos, conseguindo travar a injustiça social e a pobreza, especialmente entre as populações mais vulneráveis, tais como as mulheres vítimas de exploração sexual, e os seus filhos.

Terapia, atividades promotoras de bem-estar e check-ups médicos

Foto informe
Projeto de Saúde Mental 2019/20

O Projeto de Saúde Mental procura abordar os problemas enfrentados por estas mulheres em Kamathipura, Khetwadi e Ghatkopar, os chamados “distritos da luz vermelha” de Bombaim, graças ao trabalho de campo de um conselheiro, um coordenador e um terapeuta psicossocial que cuidaram de um total de 136 vítimas de tráfico, das quais 31 sofriam de alguma forma de doença mental. Como atividades de apoio, foram oferecidas terapias psicológicas e artísticas, bem como terapias clínicas nos casos mais graves.

A ONG Sonrisas de Bombay está a promover junto destas mulheres programas de promoção de bem-estar, check-ups dentários e diversas terapias artísticas para estimular a segurança e a confiança, procurando uma mudança positiva, no sentido do seu empoderamento. A este respeito, Bartolomé Pidal, presidente da Nortempo, está satisfeito com o resultado desta colaboração “Contribuímos com o nosso grão de areia para financiar parte deste Projeto de Saúde Mental e ajudámos a proteger as mulheres e as suas famílias vítimas de exploração sexual e tráfico humano, identificando problemas mentais associados à sua condição e dando-lhes esperança de uma vida melhor“.

Uma vez concluído este projeto, para o próximo curso Sonrisas de Bombay procurarão alargar a cobertura a mais mulheres, projetando os seus esforços para encontrar um modo de vida digno para estas mulheres.