Blog

Ajudamos a melhorar a saúde mental das mulheres exploradas na Índia

Foto
29 de Julho de 2020— Tiempo de lectura: 2 minutos

Na Nortempo, colaborámos com a ONG Sonrisas de Bombay num Projeto de Saúde Mental para mulheres traficadas na Índia. Foram identificadas 136 mulheres, 31 das quais sofriam de doenças mentais, e foi-lhes oferecida terapia e apoio para depressão grave, ansiedade ou dependências resultantes da sua situação. Mencionamos agora estes dados, por ocasião do Dia Internacional contra o Tráfico.

Este é o resultado do acordo que promovemos em dezembro passado com o nosso Presidente, Bartolomé Pidal e Jaume Sanllorente, Diretor Geral e fundador da Sonrisas de Bombay. Financiámos parte deste projeto que procura transformar a realidade social na Índia, garantindo o respeito pelos direitos humanos, conseguindo travar a injustiça social e a pobreza, especialmente entre as populações mais vulneráveis, tais como as mulheres vítimas de exploração sexual, e os seus filhos.

Terapia, atividades promotoras de bem-estar e check-ups médicos

Foto informe
Projeto de Saúde Mental 2019/20

O Projeto de Saúde Mental procura abordar os problemas enfrentados por estas mulheres em Kamathipura, Khetwadi e Ghatkopar, os chamados “distritos da luz vermelha” de Bombaim, graças ao trabalho de campo de um conselheiro, um coordenador e um terapeuta psicossocial que cuidaram de um total de 136 vítimas de tráfico, das quais 31 sofriam de alguma forma de doença mental. Como atividades de apoio, foram oferecidas terapias psicológicas e artísticas, bem como terapias clínicas nos casos mais graves.

A ONG Sonrisas de Bombay está a promover junto destas mulheres programas de promoção de bem-estar, check-ups dentários e diversas terapias artísticas para estimular a segurança e a confiança, procurando uma mudança positiva, no sentido do seu empoderamento. A este respeito, Bartolomé Pidal, presidente da Nortempo, está satisfeito com o resultado desta colaboração “Contribuímos com o nosso grão de areia para financiar parte deste Projeto de Saúde Mental e ajudámos a proteger as mulheres e as suas famílias vítimas de exploração sexual e tráfico humano, identificando problemas mentais associados à sua condição e dando-lhes esperança de uma vida melhor“.

Uma vez concluído este projeto, para o próximo curso Sonrisas de Bombay procurarão alargar a cobertura a mais mulheres, projetando os seus esforços para encontrar um modo de vida digno para estas mulheres.