Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

A Liderança feminina e Equidade de Género

A lideranca feminina e equidade de genero

Em 2019, o Relatório do Fórum Económico Mundial, definiu que faltariam, ainda, 136 anos até existir igualdade de género no meio corporativo.  

A igualdade e a equidade de género, embora sejam termos que andam de mãos dadas, possuem significados distintos. Enquanto a igualdade se refere apenas ao igual comportamento para com todos os membros dentro de um grupo, a equidade visa a promoção de oportunidades iguais para todos os membros desse grupo, tendo em conta as suas necessidades e particularidades.

Promover a equidade de género nas empresas permite inspirar e consciencializar colaboradores, clientes e parceiros sobre esta temática, para além de mostrar que a sua empresa evolui no sentido certo em termos éticos e sociais.

Neste sentido, um estudo da Organização Internacional de Trabalho (2021), demonstra que as empresas que promovem a equidade de géneros em cargos de liderança têm um aumento entre 5% a 20% nos seus lucros.

Outro estudo, da “Diversity Matter” (2020), indica que as organizações que apostam em lideranças femininas equilibradas com lideranças masculinas, têm 14% de probabilidade de obter um desempenho superior face à sua concorrência.

Contudo, ao contrário do positivismo destes valores, um estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2020), revela que 90% da população mundial tem ainda algum tipo de preconceito na questão da igualdade de género em áreas como a política, economia, educação e violência doméstica. No mesmo estudo, cerca de metade da população, afirma considerar os homens melhores líderes políticos do que as mulheres, e, mais de 40%, defende que os homens são melhores diretores de empresas.

Quando falamos destas temáticas, o exemplo é a solução e terá de partir de cima. Incentivar e apoiar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, construir um ambiente de trabalho seguro, consciencializar colaboradores, oferecer regalias/benefícios justos são algumas estratégias que pode fazer para promover a equidade de género na sua empresa.

Por fim, não basta apenas oferecer as mesmas oportunidades a profissionais femininas, mas sim readaptar a perspetiva e a mentalidade de cada um de nós para perceber o potencial de uma liderança feminina na culta organizacional e social.

Na Nortempo, lutamos todos os dias pela igualdade e equidade de géneros.