Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

A importância do feedback em ambiente laboral

Feedback em ambiente laboral

Um bom ambiente laboral é um dos motivos que leva a uma boa performance da equipa. O bem-estar e conforto das equipas é, cada vez mais, um tema importante para as chefias. Ao contrário do que vivíamos antigamente, hoje em dia, vivemos um ambiente profissional mais aberto e amigável.

Desta forma, fortalecendo o próprio ambiente e contribuindo para uma equipa motivada e empenhada, é muito importante que existe um feedback contínuo por parte dos superiores.

Mas antes de mais, o que é o feedback?

O feedback é uma ferramenta muitíssimo importante de avaliação da performance, além de ser uma das formas de alinhar, junto dos colaboradores, as atividades e caminhos a seguir.

É uma prática muito comum nas empresas, que visa encorajar, criar confiança / motivação e ser a solução de variados desafios do mundo laboral.

Atrair e reter talentos internamente é um desafio, cada vez mais sentido para as empresas que querem ser atrativas no mercado de trabalho. Afinal de contas, o trabalho é elaborado / criado pela sua equipa, que acreditamos que, não estando motivada e feliz, resultará em resultados abaixo do expectável.

Num mercado cada vez mais competitivo, não é surpresa que o destaque vá para profissionais e empresas que identificam oportunidades e fraquezas para se aprimorarem. Não basta dar ordens e exigir que elas sejam cumpridas a qualquer custo, sem que se tenha um olhar diferente perante a chefia.

Um gestor / líder troca inputs com a sua equipa, recebendo de braços abertos as respetivas opiniões: esse é um dos segredos para uma boa liderança!

E é precisamente neste ponto que se evidencia a importância do feedback dentro das organizações:

  • Ótimo instrumento de comunicação;
  • Deixa clara a definição de metas e objetivos;
  • Promove a humanização dos processos;
  • Promove habilidades do futuro, como auto conhecimento, inteligência emocional e resiliência;
  • Aumenta a motivação da equipa;
  • Potencia a proximidade entre chefias e colaboradores;
  • Melhora o clima organizacional.

Os 4 tipos de feedback que existem:

  1. Feedback positivo
    O principal objetivo é reconhecer o trabalho e atitude do(a) funcionário(a) e dar-lhe a conhecer que está no caminho certo.
    É um ótimo estímulo de motivação, ajudando a promover a relação do profissional com toda a equipa.
    O reconhecimento por ações positivas é uma das melhores maneiras de motivar o liderado e, também, os líderes.
  2. Feedback negativo
    Também deve ser tido em conta, no entanto, com muita atenção!
    Este tipo de retorno deve ser transmitido quando o colaborador ou a equipa não alcançam as metas estipuladas.
    Deve ser dado com seriedade e, ao mesmo tempo, respeito e sensibilidade, demonstrando sempre que a crítica permite a evolução.
    O feedback negativo não pode gerar desgaste ou conflitos entre as partes.
  3. Feedback construtivo
    É muito semelhante ao feedback positivo, no entanto, neste tipo de feedback, a chefia expõe oportunidades e os próximos passos para aumentar a eficácia e melhorar os resultados.
    A principal proposta desse tipo de feedback é valorizar o trabalho realizado, reconhecer os esforços dedicados e estimular o crescimento.
  4. Feedback corretivo
    Uma forma eficiente de apontar problemas e ajudar o colaborador a evoluir é apostar num feedback corretivo.
    Esse tipo de feedback é necessário quando o profissional comete erros e apresenta uma performance abaixo do esperado de acordo com as suas metas e responsabilidades. Desta forma, é fundamental ter uma conversa com o colaborador para falar dos seus comportamentos e orientá-lo para uma melhor mudança.
    Deve ser dado em privado, no timming correto com base no respeito para com o colaborador e a sua contribuição para com a empresa.

“Segundo um estudo realizado em 2015 pelo Top Employers Institute, com 600 empresas de 99 países, os profissionais consideram o feedback como sendo o melhor método para conseguir mensurar o seu desempenho.”

Na Nortempo estamos em constante troca de feedback para que, juntos, consigamos alcançar os melhores resultados para nós e para os nossos clientes.

E você, dá feedback com regularidade à sua equipa?