A importância do feedback em ambiente laboral
Um bom ambiente laboral é um dos motivos que leva a uma boa performance da equipa. O bem-estar e conforto das equipas é, cada vez mais, um tema importante para as chefias. Ao contrário do que vivíamos antigamente, hoje em dia, vivemos um ambiente profissional mais aberto e amigável.
Desta forma, fortalecendo o próprio ambiente e contribuindo para uma equipa motivada e empenhada, é muito importante que existe um feedback contínuo por parte dos superiores.
Mas antes de mais, o que é o feedback?
O feedback é uma ferramenta muitíssimo importante de avaliação da performance, além de ser uma das formas de alinhar, junto dos colaboradores, as atividades e caminhos a seguir.
É uma prática muito comum nas empresas, que visa encorajar, criar confiança / motivação e ser a solução de variados desafios do mundo laboral.
Atrair e reter talentos internamente é um desafio, cada vez mais sentido para as empresas que querem ser atrativas no mercado de trabalho. Afinal de contas, o trabalho é elaborado / criado pela sua equipa, que acreditamos que, não estando motivada e feliz, resultará em resultados abaixo do expectável.
Num mercado cada vez mais competitivo, não é surpresa que o destaque vá para profissionais e empresas que identificam oportunidades e fraquezas para se aprimorarem. Não basta dar ordens e exigir que elas sejam cumpridas a qualquer custo, sem que se tenha um olhar diferente perante a chefia.
Um gestor / líder troca inputs com a sua equipa, recebendo de braços abertos as respetivas opiniões: esse é um dos segredos para uma boa liderança!
E é precisamente neste ponto que se evidencia a importância do feedback dentro das organizações:
- Ótimo instrumento de comunicação;
- Deixa clara a definição de metas e objetivos;
- Promove a humanização dos processos;
- Promove habilidades do futuro, como auto conhecimento, inteligência emocional e resiliência;
- Aumenta a motivação da equipa;
- Potencia a proximidade entre chefias e colaboradores;
- Melhora o clima organizacional.
Os 4 tipos de feedback que existem:
- Feedback positivo
O principal objetivo é reconhecer o trabalho e atitude do(a) funcionário(a) e dar-lhe a conhecer que está no caminho certo.
É um ótimo estímulo de motivação, ajudando a promover a relação do profissional com toda a equipa.
O reconhecimento por ações positivas é uma das melhores maneiras de motivar o liderado e, também, os líderes. - Feedback negativo
Também deve ser tido em conta, no entanto, com muita atenção!
Este tipo de retorno deve ser transmitido quando o colaborador ou a equipa não alcançam as metas estipuladas.
Deve ser dado com seriedade e, ao mesmo tempo, respeito e sensibilidade, demonstrando sempre que a crítica permite a evolução.
O feedback negativo não pode gerar desgaste ou conflitos entre as partes. - Feedback construtivo
É muito semelhante ao feedback positivo, no entanto, neste tipo de feedback, a chefia expõe oportunidades e os próximos passos para aumentar a eficácia e melhorar os resultados.
A principal proposta desse tipo de feedback é valorizar o trabalho realizado, reconhecer os esforços dedicados e estimular o crescimento. - Feedback corretivo
Uma forma eficiente de apontar problemas e ajudar o colaborador a evoluir é apostar num feedback corretivo.
Esse tipo de feedback é necessário quando o profissional comete erros e apresenta uma performance abaixo do esperado de acordo com as suas metas e responsabilidades. Desta forma, é fundamental ter uma conversa com o colaborador para falar dos seus comportamentos e orientá-lo para uma melhor mudança.
Deve ser dado em privado, no timming correto com base no respeito para com o colaborador e a sua contribuição para com a empresa.
“Segundo um estudo realizado em 2015 pelo Top Employers Institute, com 600 empresas de 99 países, os profissionais consideram o feedback como sendo o melhor método para conseguir mensurar o seu desempenho.”
Na Nortempo estamos em constante troca de feedback para que, juntos, consigamos alcançar os melhores resultados para nós e para os nossos clientes.
E você, dá feedback com regularidade à sua equipa?