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A importância de um processo de onboarding bem-sucedido

Onboarding

Orientação, supervisão, acompanhamento e formação: tudo isto cabe no processo de onboarding, que é essencial para que a jornada do colaborador numa organização comece da melhor maneira.

O onboarding é o processo de integração de uma nova pessoa à equipa, cultura e forma de operação de uma organização. O momento mais adequado para ser iniciado é após a contratação, quando o colaborador está mais motivado e disponível para receber orientações, e só deve terminar quando se entender que está confortável com a sua função.

Para os Recursos Humanos, o onboarding é uma tarefa que exige planeamento, sendo várias as vantagens para a organização.

1. Reter talento

Muitas empresas ignoram a importância do onboarding e apostam apenas numa breve apresentação. No entanto, as primeiras impressões contam e só quem investe nestes processos consegue garantir os melhores profissionais, apostando na construção de uma base sólida de promoção das características intangíveis que diferenciam a cultura da organização, de forma a usar isso para atrair e reter profissionais talentosos.

2. Mais envolvimento

“Estar” numa organização não é o mesmo que “ser” de uma organização. É uma questão de semântica e parece semelhante, mas é algo que faz a diferença. Os colaboradores que se sentem parte da entidade empregadora apresentam maiores níveis de envolvimento e são também promotores ativos dos seus valores, dentro e fora desse universo laboral.

3. Melhores resultados

O envolvimento e a motivação são os objetivos principais de qualquer ação de onboarding. Quando os colaboradores participam ativamente em toda a vida da organização, desde o primeiro dia, contribuem para as metas do negócio, sendo mais produtivos e igualmente rentáveis.

4. Alinhamento de direção

O onboarding requer muito conhecimento, seja sobre as futuras funções, seja sobre as políticas internas. No início da jornada do colaborador, é importante promover encontros com a liderança para a partilha de instruções diretas, de forma a evitar erros iniciais comuns e reforçar o alinhamento com a cultura e os objetivos do negócio.

A preparação do onboarding pode envolver diferentes momentos, com um primeiro focado no estabelecimento de um cronograma com diferentes etapas (a 30, 60 ou 90 dias), nas quais o colaborador deve ter tarefas a cumprir e, em alguns casos, formação específica. Posteriormente ao onboarding, é importante apresentar a organização de uma maneira eficaz e criativa. Não poupe esforços neste momento e saiba que um kit de boas-vindas é sempre algo apreciado.

Neste onboarding, é ainda essencial a questão do acompanhamento. O novo colaborador não pode sentir que está sozinho e, mais ainda, sem foco. Este ponto leva-nos às métricas de desempenho – algo que terá de ser claro e assumido por todas as partes.