Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

A importância das soft skills no mercado de trabalho

A importancia das soft skills no mercado de trabalho

Ter experiência e conhecimentos técnicos e específicos – hard skills – é importante. No entanto, atualmente, não é suficiente. A componente humana e relacional – saber ouvir, ajudar, trabalhar em equipa – tem vindo a tornar-se cada vez mais importante e é nesse contexto que observamos a importância das soft skills.

Independentemente do cargo e função desenvolvida, a necessidade de saber ser, saber estar e saber fazer, é fundamental para a evolução e sucesso profissional. Possuir soft skills é, hoje, um fator decisivo para a resposta a uma entrevista.

Foi constatado, num estudo recente feito pelo LinkedIn, que 92% dos recrutadores entendem as soft skills como tão ou mais importantes do que as hard skills. Além disso, 89% dos entrevistados vêm a falta de soft skills como um dos principais motivos para uma “não contratação”. 

Mas afinal de contas, o que são as soft skills?

Enquanto as hard skills representam as habilidades técnicas, responsáveis pela execução do trabalho em si, as soft skills são as habilidades comportamentais responsáveis por manter o empregado no mercado de trabalho, ou seja, são as competências que tratam das relações entre pessoas e o próprio indivíduo. Nesse sentido, envolve aptidões mentais, emocionais e sociais.

Não é possível delimitar quais são as mais importante, pois cada uma atua de forma diversa, no entanto, apresentamos alguns exemplos:

  • Assertividade;
  • Comunicação;
  • Determinação;
  • Espírito de equipa;
  • Criatividade;
  • Gestão de tempo;
  • Liderança;
  • Pensamento criativo e construtivo;
  • Positividade;
  • Resolução de Problemas.

Em geral, estas características comportamentais, de elevado valor, são difíceis de alterar. No entanto, todas elas podem ser desenvolvidas, melhoradas e aprimoradas ao longo da nossa vida profissional. 

Qual a importância das soft skills em ambiente laboral?

O ambiente laboral está em constante evolução e, dessa forma, as soft skills ganham uma importância relevante na avaliação dos funcionários, uma vez que contribuem para o aumento da PRODUTIVIDADE.

Importante será dizer que um ambiente de trabalho sustentável, saudável e produtivo depende das soft skills, bem como da habilidade do indivíduo em se relacionar com os outros de forma harmoniosa.

A comunicação é uma das competências-chave no mercado de trabalho! Comunicar não se resume apenas a ouvir e a falar de forma clara e objetiva (embora sejam aspetos importantes), pois saber comunicar implica compreender a linguagem verbal (sons, linguagem, tom de voz) e a linguagem não verbal (expressões faciais, linguagem corporal, postura).

São estas habilidades que diferenciam o candidato adequado do candidato ideal.