A importância das soft skills no mercado de trabalho

Ter experiência e conhecimentos técnicos e específicos – hard skills – é importante. No entanto, atualmente, não é suficiente. A componente humana e relacional – saber ouvir, ajudar, trabalhar em equipa – tem vindo a tornar-se cada vez mais importante e é nesse contexto que observamos a importância das soft skills.
Independentemente do cargo e função desenvolvida, a necessidade de saber ser, saber estar e saber fazer, é fundamental para a evolução e sucesso profissional. Possuir soft skills é, hoje, um fator decisivo para a resposta a uma entrevista.
Foi constatado, num estudo recente feito pelo LinkedIn, que 92% dos recrutadores entendem as soft skills como tão ou mais importantes do que as hard skills. Além disso, 89% dos entrevistados vêm a falta de soft skills como um dos principais motivos para uma “não contratação”.
Mas afinal de contas, o que são as soft skills?
Enquanto as hard skills representam as habilidades técnicas, responsáveis pela execução do trabalho em si, as soft skills são as habilidades comportamentais responsáveis por manter o empregado no mercado de trabalho, ou seja, são as competências que tratam das relações entre pessoas e o próprio indivíduo. Nesse sentido, envolve aptidões mentais, emocionais e sociais.
Não é possível delimitar quais são as mais importante, pois cada uma atua de forma diversa, no entanto, apresentamos alguns exemplos:
- Assertividade;
- Comunicação;
- Determinação;
- Espírito de equipa;
- Criatividade;
- Gestão de tempo;
- Liderança;
- Pensamento criativo e construtivo;
- Positividade;
- Resolução de Problemas.
Em geral, estas características comportamentais, de elevado valor, são difíceis de alterar. No entanto, todas elas podem ser desenvolvidas, melhoradas e aprimoradas ao longo da nossa vida profissional.
Qual a importância das soft skills em ambiente laboral?
O ambiente laboral está em constante evolução e, dessa forma, as soft skills ganham uma importância relevante na avaliação dos funcionários, uma vez que contribuem para o aumento da PRODUTIVIDADE.
Importante será dizer que um ambiente de trabalho sustentável, saudável e produtivo depende das soft skills, bem como da habilidade do indivíduo em se relacionar com os outros de forma harmoniosa.
A comunicação é uma das competências-chave no mercado de trabalho! Comunicar não se resume apenas a ouvir e a falar de forma clara e objetiva (embora sejam aspetos importantes), pois saber comunicar implica compreender a linguagem verbal (sons, linguagem, tom de voz) e a linguagem não verbal (expressões faciais, linguagem corporal, postura).
São estas habilidades que diferenciam o candidato adequado do candidato ideal.