A importância das pessoas

Silvia Blanco,Técnica de Orientação do Trabalho na Fundação Nortempo
Por que escolhemos uma empresa e não outra para gerir um serviço? O que é que nos leva a escolher uma determinada empresa para confiar a nossa empresa e descartar outra? São vários os fatores que nos levam a tomar esta decisão: confiança, segurança, margens de lucro e rácios, mas também levamos em consideração outro elemento muito importante, que quase impercetivelmente nos leva a decidir: as pessoas.
A importância das pessoas numa empresa é fundamental.
O talento da equipa que a compõe, bem como a sua qualidade, permitir-nos-ão alcançar objetivos, metas e o nosso sucesso como organização dependerá, em grande medida, destes.
Atualmente existem muitas empresas que estão a desenhar e implementar uma estratégia corporativa para cuidar dos seus funcionários, staff, operários, assalariados, ou seja, das suas pessoas. As “propostas de valor para o funcionário” são estabelecidas com base no reconhecimento e no compromisso com o seu bem-estar. Isso ajuda a diferenciar a empresa das demais no mercado e permite que se tornem empresas melhores para se trabalhar, mais atraentes e com uma ética empresarial definida.

Para ser o ativo mais importante da empresa, os colaboradores devem estar no local de trabalho contentes e realizados, desta forma, irão contribuir para o bom funcionamento da empresa, cooperação entre colegas e promover o bem-estar.
As pessoas precisam se sentir úteis e valiosas. Ao longo da vida treinamos, aprendemos, aprimoramos as nossas habilidades e estamos em constante evolução para a realização profissional.
As empresas são um ambiente natural onde podemos transmitir as nossas emoções e desenvolver as nossas habilidades.
No nosso ambiente de trabalho, estabelecemos vínculos, relações de amizade e geramos constantemente ações positivas que impactam diretamente as nossas tarefas e o nosso dia a dia.
E isso, é o que nos torna diferentes e únicos na nossa empresa e nos distingue dos nossos concorrentes. Porque na hora de escolher alianças estratégicas, o que procuramos são pessoas talentosas, mas também pessoas que estejam envolvidas, motivadas, plenas e felizes em nos ajudar a alcançar os objetivos.