Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

A importância da limpeza e da arrumação nos locais de trabalho

Limpeza1

Sabes qual é a importância da manutenção da limpeza no teu posto de trabalho?

Ao contrário do que se possa pensar, o objetivo não é apenas manter um ambiente organizado e agradável. Quando falamos de limpeza, falamos principalmente de segurança.

Uma limpeza no trabalho bem-feita é essencial para controlar e eliminar riscos. Isso também inclui a organização, como por exemplo, manter os corredores e chão livres de resíduos (papelão, papel, plástico etc.), prevenindo contra tropeços e escorregões, queda de objetos e, principalmente, contra o risco de incêndio e acidentes graves. Isso é válido tanto para ambientes de fábrica quanto escritórios, superfícies comerciais etc.

Quais as principais vantagens da limpeza e arrumação nos postos de trabalho?

  1. Reduz a exposição do funcionário a produtos perigosos e potencialmente tóxicos, como vapores e pó; 
  2. Diminuição drástica do risco de incêndio;
  3. Menor risco de acidentes e incidentes, como queda de objetos pesados, embate contra objetos, danos aos colaboradores etc.;
  4. Maior duração dos objetos e ferramentas de trabalho;
  5. Controlo do stock e segurança de ferramentas e materiais de trabalho;
  6. Melhores condições de saúde;
  7. Redução dos danos materiais;
  8. Melhoria na produtividade
  9. Uso eficaz do espaço;
  10. Prevenção de doenças.

Sabes qual é a importância da manutenção da limpeza no teu posto de trabalho?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde não é apenas a ausência de doença, mas sim um estado pleno de bem-estar, físico, mental e também o social. Desta maneira, ao ter cuidados com a higiene e arrumação dos espaços de trabalho, estamos a zelar pela nossa saúde.

Em locais de trabalho com riscos acrescidos, é essencial o uso dos EPI´s indicados, protegendo os trabalhadores de riscos diversos. Nas profissões em que estamos mais expostos a riscos químicos, como poeiras, neblinas, gases e vapores, os cuidados com a limpeza no trabalho devem ser redobrados.

Uma das ferramentas filosofia 5S mais eficazes para conseguir um local de trabalho limpo e organizado, é seguir a– um método japonês que te pode ajudar a planear a limpeza do teu local de trabalho e a manter a organização e a segurança.


5a5d3674 dfc7 6b09 d38d 218d1fe7b3b3

Vê este pequeno vídeo sobre a metodologia 5 S e melhora o teu espaço de trabalho, a tua saúde e a tua segurança!