Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

À espera de um ” Green new deal ” para o emprego

Economia verde

A Alemanha assumiu a presidência rotativa do Conselho da União Europeia a 1 de julho, precisamente numa altura de grande incerteza devido ao impacto da crise económica e de grande expectativa, por sua vez, devido ao alcance dos planos de estímulo a nível europeu.

A Chanceler Alemã Angela Merkel declarou em várias ocasiões que os programas ambientais estão a apresentar um impacto significativo na economia e que definirão em grande parte o desafio da recuperação económica. A Comissão Europeia tem expressado a mesma opinião e mesmo FMI e numerosos fundos de investimento globais, incluindo o gigantesco Blackrock, apelaram às principais economias do mundo para que fizessem grandes investimentos em novas infraestruturas destinadas a criar uma economia sustentável.

Assim, parece claro que o “sector verde” ocupará também um lugar de destaque nos planos de reconstrução de Espanha e Portugal, sem esquecer que, a curto prazo, o objetivo continua a ser a reativação de atividades com uma elevada participação no emprego nacional, como a construção e o turismo.

É também uma prioridade tirar partido desta fase de reconstrução para melhorar a capacidade de competir através da incorporação de desenvolvimentos tecnológicos e novos planos de formação, especialmente tendo em conta que, perante uma certa inércia de “desglobalização”, muitos processos de fabrico que tinham sido deslocados para a China podem regressar à Europa. Espanha e Portugal podem ter oportunidades neste regresso, podendo criar umas cadeias sólidas de valor nacional no fornecimento de bens essenciais e estratégicos.

Também aqui, os investimentos na modernização e na sustentabilidade acabarão por desempenhar um papel fundamental.

A “economia verde” emprega meio milhão de pessoas em Espanha, aproximadamente 2,5% do total. Este número poderá ser multiplicado nos próximos anos, com base nos planos de desenvolvimento já previstos pela UE para promover uma economia mais sustentável e uma maior digitalização a todos os níveis. Espera-se que a crise acelere implementação destes processos, aumente o investimento e, em última análise, dê o salto para o grande projeto “Green New Deal“, de que já se fala como um futuro apoio à recuperação europeia e uma fonte de novas oportunidades profissionais.

economia verde1

O impacto destas medidas no emprego irá para além do emprego direto advindo da geração de energias renováveis ou do desenvolvimento de infraestruturas de mobilidade sustentável.  Espera-se um forte efeito de arrasto em sectores tais como a construção residencial, turismo ou indústria agroalimentar. Deve também considerar-se que estes investimentos incluirão a implementação de novas infraestruturas de digitalização, Big-Data ou Blockchain, o que, por sua vez, favorecerá a disseminação do conhecimento a todo o sistema produtivo e apoiará a sua adaptação ao novo paradigma industrial.

Em suma, o “Green new deal” pode ser uma realidade e uma grande oportunidade.   A implementação progressiva de modelos de consumo e produção sustentáveis irá acelerar a penetração de novas tecnologias e transformar o panorama do emprego. O seu alcance terá impacto em muitos sectores, desde a produção e construção, a atividades de formação e consultoria, ao turismo e à agroindústria.

O “Green new deal” é um desafio para o futuro, tendo sempre presente que o objetivo a curto prazo continua a ser a rápida reativação da procura e a minimização dos danos imediatos nos sistemas de produção.