Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

A ergonomia nos postos de trabalho

Ergonomia

O que é a ergonomia? É a área de conhecimento que estuda a relação entre o homem e a máquina. Tem como objetivo adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador, e, através de métodos de avaliação, evitar que seja antes o homem a adaptar-se ao ambiente de trabalho. 

Para isso, devemos adotar movimentos corretos e posturas adequadas. Hoje, damos-te 11 dicas para teres em conta no teu dia a dia, para evitares lesões e trabalhares com maior segurança e conforto.

Fica atento:

Imagen1_4
  1. Atividades que exijam esforço excessivo, repetições do mesmo movimento e posturas erradas podem levar a inflamações nos músculos, nervos e tendões. Apesar da maioria dessas lesões ser curável, devem ser evitadas ao máximo.
  2. Posiciona perto de ti todas as ferramentas de trabalho que necessitas habitualmente para que não tenhas de te desviar tantas vezes da postura correta. Se trabalhas em pé é importante que te mantenhas sempre na vertical e que tenhas devidamente regulada a altura do teu posto de trabalho.
Imagen 2_4

3. Alterna, sempre que possível a tua postura no trabalho. Se trabalhas sentado, fica em pé durante e caminha regularmente, caso trabalhes em pé, faz pausas frequentes, caminha e senta-te. 

4. Não forces apenas um padrão de movimentos durante o teu período de trabalho, se possível, faz rotação de tarefas.

5. Faz exercícios de aquecimento antes da jornada de trabalho. Dá primazia aos movimentos contrários aos que fazes no teu posto de trabalho.

Imagen 3_4

6. Ao pegar em peças no interior das caixas com uma das mãos, lembra-te de apoiar um dos braços na borda e levantar com o outro. Desta forma conseguirás aliviar a pressão na coluna.

7. Mantém limpo e desimpedido o acesso às cargas que vais levantar. É essencial garantir que o piso está em condições para evitar tropeções ou escorregões. 

8. Em caso de dor ou desconforto faz pausas e alongamentos. Caso a dor persista fala com o teu supervisor ou com o teu consultor Nortempo.

Imagen 4_4

9. Distribui o peso pelos dois lados do corpo e carrega-o com os braços estendidos junto ao corpo.

10. Nunca carregues o peso com a cabeça, podes causar graves lesões na coluna.

11.Recorre unicamente à posição de agachamento para levantar a carga quando esta é compacta e cabe entre os joelhos. Levantar carga pesada de forma incorreta pode causar lesões nos joelhos e coluna.




Vê o vídeo do NAPO sobre a importância da ergonomia nos locais de trabalho.