Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

“A digitalização e a adaptação a novas fórmulas de trabalho estão a ser fundamentais para a redução dos efeitos da pandemia”

Catral garden rosa cuadrado

Rosa Cuadrado, Diretora de Recursos Humanos da Catral Garden

A recuperação da economia espanhola após a crise da COVID deve ser sustentada no fortalecimento e promoção do tecido industrial. O setor manufatureiro sofreu no início da pandemia com paralisações da produção e com a necessária adaptação às novas formas de trabalho, mas sua recuperação foi um fato. Assim, a aposta num produto nacional inovador, competitivo e amigo do ambiente assinala ideais de uma economia mais robusta.

A Catral Garden é uma empresa espanhola que já cumpre este perfil de elevado potencial e é um dos principais distribuidores de gradeamentos e vedações de jardim da Europa e uma referência na produção de sebes artificiais da gama LOP (Light Organic Polymer), um novo produto ecológico desenvolvido inteiramente pela empresa.

Rosa Cuadrado, Diretora de Recursos Humanos, fala-nos do desafio de gerir pessoas nesta empresa, uma grande profissional do mundo do trabalho que tem participado no notável processo de expansão da empresa nos últimos anos.

A Catral Garden é um expoente da economia circular. Em que consiste o seu modelo sustentável e onde oferece os seus produtos?

Vale destacar o interesse da Catral Garden em focar-se na promoção da economia circular nos seus processos de fabricação, reciclando materiais para incorporá-los em produtos pertencentes à família LOP eco – responsável. A empresa optou por processos de fabricação inovadores e comprometidos com o meio ambiente para alcançar uma produção mais sustentável. Os produtos podem ser encontrados em lojas de bricolage e decoração, grandes redes de comércio de ferragens, assim como em comércio mais pequeno.

“A empresa optou por processos de fabricação inovadores e comprometidos com o meio ambiente para alcançar uma produção mais sustentável”

Em que medida é que a crise vos afetou e quais mudanças que ela trouxe à gestão de pessoas?

A chegada da pandemia tem sido um grande desafio para a organização, que antes já estava imersa num crescimento exponencial, tendo vindo a acelerar o trabalho na profissionalização e na melhoria contínua de todas as suas áreas estratégicas.

A equipa humana da Catral Garden tem sido incansável e, com esforço e dedicação constantes, tem conseguido adaptar-se de forma satisfatória a circunstâncias de incerteza nunca vividas na história da empresa. A digitalização e a adaptação a novas fórmulas de trabalho foram, e estão a ser, fundamentais para a continuidade e redução dos efeitos causados ​​pela COVID-19.

No seu plano estratégico, pretende alcançar a liderança na secção de jardins a nível europeu com um plano ambicioso de crescimento e expansão internacional. Quais são os desafios deste plano na seleção e desenvolvimento de novos perfis profissionais?

A nível nacional, a Catral Garden é líder indiscutível como fornecedor de produtos de decoração para jardins e, de facto, a empresa tem um forte compromisso com a expansão internacional. Isto significa que, desde os Recursos Humanos, no diz respeito ao nível da seleção de pessoas, temos a responsabilidade e o compromisso de dotar a organização da adequação perfeita tanto em número, como nas competências e aptidões pessoais necessárias para fazer parte da cadeia de valor da companhia.

Independentemente da qualificação, aptidões e competências técnicas para assegurar as necessidades de cargos que surjam com o desenvolvimento e crescimento da empresa, a equipa tem em comum as seguintes características gerais: orientação para a cadeia de valor, dinamismo, trabalho em equipa e ética profissional.

Catral garden almacen

Quais são atualmente os perfis mais solicitados pela sua empresa?

Somos uma empresa em constante crescimento e isso significa que cada área, a um ritmo diferente, tem necessidade de adequar os recursos humanos necessários ao bom funcionamento da empresa.

Perfis com conhecimento de idiomas, análise financeira e de gestão, bem como competências de negociação, comunicação, gestão de projetos e gestão de equipas, são os mais exigidos. Operacionalmente, os perfis com experiência em eletromecânica e conhecimentos em logística de armazém são os mais procurados.

Qual o papel da contratação de serviços de empresas prestadoras de serviços de recursos humanos na Catral Garden e o que se espera desta colaboração no futuro?

A estreita colaboração entre a Catral Garden e a Nortempo como prestadora de serviços de Recursos Humanos e parceira estratégica, está a ser fundamental para o desenvolvimento da nossa empresa, nomeadamente no que diz respeito ao perfeito ajustamento de recursos para fazer face a uma forte procura, especialmente na primeira parte do ano.

“A estreita colaboração entre a Catral Garden e a Nortempo como prestadora de serviços de Recursos Humanos e parceira estratégica, está a ser fundamental para o desenvolvimento da nossa empresa”

De um modo geral, que mudanças futuras esta crise deixará na gestão de pessoas e na procura por perfis profissionais no setor industrial?

São mudanças que a crise provocada pela COVID-19 tem impulsionado e que, se mantidas no futuro, poderão proporcionar à empresa maior agilidade e disponibilidade, em termos de pessoas, experiência, seleção, comunicação, entre muitos outros benefícios. Em todo o caso, é verdade que significará a necessidade de adaptar vários perfis à digitalização como parte importante na execução do seu trabalho, na comunicação com a empresa e em geral do modelo de gestão de Recursos Humanos dentro da empresa.

Por parte da Nortempo agradecemos a Rosa Cuadrado e a Catral Garden pela atenção, desejando-lhes sucesso e dando-lhes todo o apoio para a concretização dos seus ambiciosos objetivos.

A Nortempo está sempre ao lado das empresas e profissionais que movem o mundo.

Tem a coragem de mover o mundo connosco?