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5 passos para o sucesso corporativo

Business partners talking while sitting at your Desk

Fazer parte de uma organização não é tarefa fácil e, muitas vezes, significará encontrar formas únicas para atingires os teus objetivos no ambiente corporativo. É importante que os colaboradores construam redes confiáveis entre si e com as chefias, tendo por base uma comunicação eficiente e de excelência. Uma relação profícua pode ter como resultado mais criatividade e mais crescimento, não só laboral, como pessoal.

Apesar do ambiente corporativo ser desafiante a muitos níveis, será que estamos perante um bicho-papão? Neste artigo, apresentamos cinco passos para se ser bem-sucedido neste caminho corporativo:

  1. Ser diligente e íntegro: Trabalha de forma inteligente, em parceria com colegas e chefia, sem olhar a atalhos. No início, uma tarefa ou um projeto podem parecer um longo caminho, mas cabe-te, a ti, torná-lo mais curto, atingindo os resultados de forma mais eficiente possível. Neste processo, não abdiques dos teus princípios e valores para agradar. Neste ponto, também enfatizamos a capacidade de comunicar, aprendendo a transmitir ideias a toda a equipa, de uma forma clara e eficaz, e também externamente, com os nossos clientes e público-alvo – e outros agentes do ambiente corporativo. Contudo, estas competências podem ser modificadas quando se trabalha remotamente, onde a comunicação não verbal não é tão visível, trazendo a jogo as competências de comunicação verbal mais específicas.
  1. Dispor-se a aprender (mais e sempre): Não importa a idade ou o cargo, ter a mente aberta para melhorar, de forma contínua, é uma atitude reconhecida. Investe no teu potencial porque há sempre uma oportunidade para seres melhor naquilo que fazes, a nível corporativo.
  1. Estabelecer limites: São necessários em qualquer tipo de trabalho, seja mais ou menos corporativo. Quando definidos, podes-te concentrar no que realmente importa. Também deves partilhar esses limites com quem está próximo e, claro, respeitar a mesma atitude dos teus pares. A vida em ambiente corporativo pode significar uma maior carga de trabalho. Se necessário, procura ajuda para lidar com o fluxo de trabalho – mas, por vezes, também é preciso saber dizer “não”. 
  1. Cumprir prazos: Sê pontual e cumpre prazos. É melhor ser visto como um “relógio suíço” do que alguém em quem não se pode confiar. Neste sentido, é possível colocar em prática diversas estratégias de gestão do tempo que permitam aproveitar o expediente de forma mais produtiva, garantindo, assim, uma melhoria no desempenho pessoal e profissional em ambiente corporativo.
  1. Não negligenciar o bem-estar: Lembra-te de fazer pausas e dormir o suficiente antes do dia seguinte. Ser flexível é positivo, mas sem que isso custe o teu bem-estar.

A preservação da saúde mental começa em cada um de nós, e deve também ser responsabilidade social das organizações, promovendo o desenvolvimento de competências sociais e emocionais. 

Ao aprenderem estas lições no início da sua carreira, os trabalhadores preparam-se para o sucesso corporativo a longo prazo. Embora algumas lições só possam ser aprendidas através da experiência, outras podem ser aprendidas através de orientação, formação e trabalho em rede. Ao dar prioridade a estas lições e procurar os recursos necessários para as aprender, os trabalhadores podem construir carreiras de sucesso duradouras em ambiente corporativo!