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5 ferramentas digitais para o planeamento de tarefas

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Setembro já está no calendário, então é hora de começar a trabalhar para planear o retorno à rotina e todas as nossas tarefas pendentes até ao final do ano.

Para facilitar esta nossa tarefa, a tecnologia será a nossa aliada com múltiplas ferramentas digitais e aplicações muito fáceis de usar para planear as tarefas e que pode aceder através de qualquer dispositivo. São muitas e cada uma tem as suas características, pelo que tentaremos fazer uma seleção destacando as vantagens e desvantagens para que possa escolher a que mais e melhor se adapta a si e à sua rotina.

ASANA

Asana ferramentas digitais
Asana

É uma das ferramentas mais populares de planeamento e organização de trabalho em equipa. Possui uma versão gratuita e uma versão premium numa versão online e desktop.

Os prós: permite organizar todos os seus planos e projetos num único espaço de forma ordenada, com diferentes vistas (lista, calendário, tabelas), pode interagir com as pessoas que fazem parte da sua equipa e, no final das contas, irá aumentar a sua produtividade.

Os contras: a versão gratuita é limitada e terá que assinar a versão paga (com preços diferentes dependendo dos recursos). Não poderá ter usuários ilimitados, nem permite gerar relatórios e/ou criar projetos privados, nem terá um painel de procura.

TODOIST

Todoist ferramentas digitais
Todoist

É um dos aplicativos de tarefas mais completos da atualidade e é muito versátil. O aplicativo está disponível para Android, iOS, Windows e macOS. Mas também o encontramos numa versão web ou extensões para Chrome, Firefox, Safari ou e-mails como Outlook e Gmail ou até mesmo para a Alexa.

Os prós: adapta-se perfeitamente a cada utilizador, evolui de acordo com as preferências e tem uma versão gratuita muito mais completa do que as outras aplicações. Pode remarcar tarefas e é super prático de consultar em qualquer lugar.

Os contras: sendo tão adaptável às preferências do usuário e plataformas diferentes, o painel pode parecer mais simples do que outros aplicativos como o Asana, que é muito mais user friendly e atraente. Além disso, por ter uma versão Premium, não poderá aceder a muitas funcionalidades, como por exemplo lembretes, que são muito úteis.

MICROSOFT TO DO

É o herdeiro do Wunderlist, uma ferramenta que já havia desaparecido quando foi adquirida pela Microsoft. Permite visualizar tarefas pendentes e definir lembretes, é gratuito e está disponível para os principais softwares.

Os prós: permite sincronizar tarefas com o Outlook, possui opções inteligentes que o avisam das prioridades de cada dia e é muito fácil de utilizar.

Os contras: não é colaborativo, portanto, não pode compartilhar funções com outros usuários ou anexar arquivos a uma tarefa.

ANY.DO

É uma aplicação perfeita para organizar e planear cada dia da semana, complementando com tarefas, configurando listas e poupando tempo. É gratuito e está disponível para iOS e Android com sincronização automática de dados.

Os prós: Permite que os usuários definam metas individualmente e compartilhem tarefas em ambientes colaborativos numa única interface. Todos os tipos de arquivos podem ser anexados a cada tarefa, incluindo vídeos, áudios, fotos, PDF, entre outros, e é integrado ao WhatsApp.

Os contras: pode ser muito percetível que o Any.Do foi projetado para dispositivos móveis, porque a versão para desktop é muito mais básica. Além disso, não há capacidade de sincronizar recursos com e-mail, dificultando algumas tarefas.

TRELLO

ferramentas digitais
Trello

Deixamos para o fim uma das ferramentas colaborativas mais conhecidas, especialmente para ‘Marketers ‘. O Trello é gratuito, permite criar quadros e cartões de lembretes, arquivos, etc., pode medir a produtividade e integra-se ao Dropbox, Teams ou Drive.

Os prós: é uma ferramenta colaborativa ágil e divertida, que permite a todos os membros da equipe interagir, atribuir tarefas, definir datas e sincronizar com o calendário do Google.

Os contras: ele é limitado ao uso na visualização do painel, portanto, não poderá vê-lo de outra maneira como nas outras aplicações semelhantes, como o Asana.

Esta post foi útil para si? Pode obter mais informações no nosso blog no artigo sobre a produtividade.

Escolha a ferramenta que mais se adequa a si e prepare-se para regressar da melhor forma à rotina do trabalho.

Porque juntos, Movemos o Mundo!