Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

5 dicas para seres mais sustentável no teu local de trabalho

Screenshot 2024 06 18 121600

Sustentabilidade; trabalho; meio ambiente

A sustentabilidade no local de trabalho não só nos ajudará a preservar o meio ambiente, como poderá também melhorar o nosso bem-estar e a nossa produtividade. Com pequenas mudanças no dia a dia, poderemos fazer uma grande diferença.

No artigo de hoje, deixamos-te cinco dicas práticas para seres mais sustentável no teu local de trabalho.

  • Reduz o uso de papel

Evita imprimir documentos física sempre que possível e apenas se for imprescindível. Aconselhamos que optes por enviar e receber documentos em formato digital e que tentes utilizar, sempre que possível, softwares de gestão de documentos. Quando precisares de imprimir, certifica-te de que usas papel reciclado.

  • Economiza energia

Desliga o computador, os monitores e as luzes quando estas não estiverem a ser usadas. Poderás usar lâmpadas LED e outras formas de iluminação igualmente eficientes. Além disso, deverás sempre desligar os aparelhos eletrónicos da tomada quando não estiverem a ser usados. Agradece o ambiente…e a nossa carteira!

  • Leva a tua própria garrafa de água

Evita o uso de garrafas de plástico descartáveis. Poderás começar a habituar-te a levar a tua própria garrafa de água reutilizável. Este aspeto reduzirá o desperdício de plástico e ajudará o meio ambiente.

  • Recicla

Certifica-te de que usas os contentores de reciclagem disponíveis no teu local de trabalho. Deverás separar o papel, o plástico, o vidro e o metal de forma adequada. Poderás ainda incentivar os teus colegas de trabalho a fazer o mesmo, visando potenciar o impacto desta medida sustentável.

  • Utiliza transportes sustentáveis

Já consideraste usar transportes públicos, bicicleta ou “apanhar boleia” dos teus colegas para ir para o trabalho? Pensa no tema com carinho! Além disso, se possível, poderás questionar a possibilidade de trabalhar em casa alguns dias por semana, se a tua profissão o permitir, visando reduzir as emissões de carbono.

Sermos mais sustentáveis no nosso local de trabalho não requer grandes investimentos ou mudanças drásticas. Com pequenos ajustes no nosso comportamento diário, será possível contribuirmos significativamente para a preservação do meio ambiente. Além de tudo disso, não nos esqueçamos de que práticas sustentáveis podem levar a um ambiente de trabalho mais agradável e mais produtivo, o que acaba por beneficiar todos nós.