5 dicas para avançar com os seus recrutamentos, mesmo em meses de férias
O Verão é o período em que, habitualmente, as empresas abrandam o ritmo de trabalho e negócios, já que muitos colaboradores e clientes se encontram de férias. Vários setores experienciam um abrandamento nas suas atividades durante estes meses, contudo, tal não deve ser motivo para as empresas não prosseguirem com os seus processos de recrutamento!
Neste artigo, apresentamos cinco dicas para as empresas para prosseguirem com esses procedimentos, mesmo durante os meses de férias:
- Avalie os esforços da empresa do ano passado
Analise minuciosamente o trabalho realizado pela empresa nos últimos 11 meses. Apesar de a época festiva não ser o foco principal para os processos de recrutamento, é uma oportunidade valiosa para aproveitar este período e avaliar, detalhadamente, o desempenho do ano passado. Ao fazer essa análise criteriosa, procure identificar, não apenas o que correu bem, mas também aquilo que não obteve os resultados desejados. Com base nessa avaliação, será possível traçar estratégias para melhorar o desempenho futuro e otimizar os processos de recrutamento.
Examine cuidadosamente cada etapa do ciclo de recrutamento, desde a criação e divulgação das ofertas de emprego até ao processo de seleção e um onboarding bem-sucedido de novos colaboradores. Avalie a eficácia das abordagens utilizadas em cada fase e leve em consideração o feedback recebido, tanto dos candidatos, quanto dos membros da equipa responsáveis pelo recrutamento.
- Antecipe as suas necessidades futuras de talento
Recentemente, as empresas, incluindo recrutadores e responsáveis pela contratação, têm depositado uma maior confiança na recolha e análise de dados. No que diz respeito ao recrutamento, esta época é considerada ideal para colocar essas práticas em ação. É fundamental analisar as estatísticas e identificar padrões, tais como os períodos em que ocorrem mais contratações para a área de vendas ou com que frequência surgem vagas para posições de administração ou marketing. Também é importante compreender e observar se há alguma consistência ao longo do ano nas posições que permanecem abertas, bem como descobrir quais as necessidades da empresa para preencher essas posições, durante o ano seguinte.
- Invista no seu Employer Branding
Se os empregadores adotarem uma abordagem de marketing para o seu recrutamento, também conhecida como employer branding, descobrirão que esta estratégia tornará mais fácil manter um fluxo de talentos qualificados. Isto ocorre porque os recrutadores estarão a construir uma marca que atrairá profissionais talentosos de forma contínua, independentemente de existirem vagas disponíveis no momento. Nesta época, as empresas têm a oportunidade de criar e desenvolver uma estratégia de employer branding ou, caso já possuam uma, aprimorar e implementar novos esforços de marketing. Ao analisar o ano passado, as empresas podem investir nesta abordagem e atrair ainda mais talentos, independentemente da época do ano.
- Atualize as suas descrições de emprego
Aproveite este período mais calmo para se concentrar em detalhes que podem não ser prioritários para os recrutadores, mas são muito importantes para os candidatos: a descrição da vaga de emprego. As empresas podem aproveitar este tempo “mais livre” para verificar se as vagas estão atualizadas e se necessitam de melhorias.
- Estabeleça objetivos trimestrais
Após o período de férias, o mercado de trabalho ganhará impulso, tornando-se fundamental que as empresas estabeleçam objetivos trimestrais até ao final do ano. Seja para atualizar o site, aprimorar as descrições de funções ou investir no employer branding da empresa, é essencial tornar os objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido)!Mesmo durante as épocas de férias, em que a atividade do mercado de trabalho pode diminuir, os candidatos continuam em busca de oportunidades para iniciar ou impulsionar as suas carreiras profissionais. A Nortempo é especialista em recrutamento e pode auxiliar a sua empresa a aplicar essas dicas e a criar processos de recrutamento perfeitos para cada ocasião. Entre em contato connosco!