Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

3 Regras para uma entrevista online

Regras para uma entrevista online

Nos dias de hoje e, após passarmos por uma pandemia que impulsionou o teletrabalho, ter uma entrevista virtual será algo cada vez mais normal de acontecer.

Todos sabemos que o objetivo é causar boa impressão e que a entrevista é a primeira imagem de um candidato para o recrutador.

Semelhante ao que acontece no recrutamento presencial, uma grande parte do sucesso da entrevista advém do cuidado que o entrevistado coloca na preparação do momento.

Uma vez que será a tecnologia a unir-te ao recrutador, é importante que saibas usá-la a teu favor. Asseguradas as condições de acesso digital, esta é, até, uma vantagem das entrevistas online face às entrevistas presenciais pois não corres o risco de apanhar transito, furar um pneu, não encontrar estacionamento ou, até, de te perderes. Por isso mesmo, não existe qualquer tolerância para um atraso!

Para que a entrevista corra da melhor forma, é importante garantires alguns detalhes:

  • Testa tudo – Para que corra tudo conforme previsto, sem falhas técnicas durante a entrevista, certifica-te que a parte tecnológica está a funcionar. Liga o carregador do computador, tablet ou telemóvel, verifica o funcionamento da câmara e do microfone. Tenta perceber, com antecedência, qual a plataforma online que vai ser utilizada para que, caso não conheças, faças o teste com antecedência. Não te esqueças de garantir, também, uma boa conexão de internet;
  • Atenção à luz e ao espaço – A câmara de vídeo deve ser uma aliada no momento da entrevista online. Escolhe bem o enquadramento que vais usar: aposta num lugar tranquilo, com a luz adequada e com um fundo neutro (opta por uma parede branca, se possível);
  • Preocupa-te com a aparência – Lá porque não é presencial não quer dizer que não tenhas de ter em atenção a maneira como te apresentas.

Preparaste tudo ao pormenor, mas mesmo assim a internet caiu, o teu filho entrou no espaço a chamar por ti, o computador desligou-se de repente? Calma, não desesperes! É altura de mostrares o que vales, ao nível das soft skills. Não te esqueças que a capacidade de resolver problemas é uma das competências mais apreciadas pelos recrutadores. Lida com a situação de forma calma, pede desculpa e resolve o imprevisto (eles acontecem!) de forma rápida e eficaz! Garantidamente, vais ganhar pontos junto do potencial empregador.

Está atento(a) aos sites de ofertas de trabalho todos os dias, segue as nossas redes sociais, onde partilhamos várias ofertas, faz quantas entrevistas de trabalho forem necessárias e está sempre preparado, de igual forma, para qualquer uma das entrevistas.

Com a Nortempo ao teu lado, temos a certeza que a tua sorte chegará!