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3 competências ganhas ao trabalhar no setor dos serviços 

competencias

A indústria dos serviços é uma área muito importante para a economia portuguesa, representando 76% da mesma. Este sector é um grande contributo para a modernização da economia, ganhando destaque comparativamente com outros setores em Portugal.

Desde o turismo à banca, a indústria terciária é crucial para o funcionamento da mesma. Mas que competências podem os funcionários adquirir neste setor? A Nortempo identificou três competências que as pessoas obtêm quando trabalham para esta indústria:

  1. Serviço ao cliente 

Ao trabalhar na indústria de serviços, uma das competências mais importantes a ser adquirida, advém do serviço ao cliente. Ao desenvolver esta habilidade, os colaboradores podem ter a oportunidade de melhorar a sua comunicação, empatia e adaptabilidade

Aprimorando esta competência, os colaboradores poderão garantir um atendimento eficaz e satisfatório aos seus clientes, demonstrando que compreendem as suas necessidades e fornecem sempre as soluções necessárias. Adicionalmente, a capacidade de se adaptarem a várias situações e abordarem desafios de uma forma flexível, permite aos colaboradores estar preparados para desafios mais complicados. 

  1. Gestão do stress 

A gestão do stress é uma competência essencial obtida nesta indústria. Como habitualmente é solicitado que os colaboradores sejam capazes de desempenhar múltiplas tarefas simultaneamente, é crucial que sejam capazes de lidar com diversas situações ao mesmo tempo. 

Ao dominar esta competência, os profissionais conseguirão lidar, de uma forma eficaz, com as pressões do ambiente de trabalho, mantendo o equilíbrio emocional, garantindo um desempenho consistente e produtivo.

  1. Trabalho de Equipa 

Um dos grandes requisitos que as empresas têm ao contratar pessoas na indústria dos serviços é a capacidade de trabalhar em equipa. Num contexto cultural, muitas vezes individualista, algumas pessoas podem não estar habituadas a trabalhar em grupo, sendo importante que compreendam essa dinâmica, uma vez que uma empresa não é apenas constituída por indivíduos isolados.

Nesta indústria, quando uma pessoa falha, o resto da equipa falha, mas quando uma sucede, todos sucedem. Ao obter esta competência, os colaboradores conseguem saber dizer quando precisam de ajuda e a aceitá-la, ao contrário de um individualista. Também a criação de soluções em equipa pode levar a resultados ainda melhores do que se esperava. Adicionalmente, trabalhar em equipa incentiva o crescimento pessoal, aumenta a satisfação no trabalho e reduz o stress

Esta indústria é importante, não só para a economia portuguesa, como também para o crescimento profissional daqueles que por ela enveredarem. Ao trabalhar nos serviços, os profissionais podem adquirir competências que não só os ajudará na sua vida profissional, como também na sua vida pessoal. 

Gostarias de adquirir estas competências enquanto trabalhas? A Nortempo encontrará o emprego certo para ti nesta indústria. Contacta-nos aqui: https://nortempo.pt/contato/