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10 qualidades de um bom colaborador

Colaborador

Para atingir uma carreira profissional de sucesso é importante ter em conta que existem qualidades altamente desejáveis e necessárias num colaborador. Seja para com os colegas de trabalho ou as chefias, existem algumas qualidades que devem ser trabalhadas e tidas em conta, para que a tua presença numa empresa seja sempre imprescindível! 

Ao apresentares a maior parte destas qualidades, irás destacar-te e demonstrarás que serás uma mais-valia para a empresa! Fica a conhecer as 10 qualidades que te tornarão num bom colaborador: 

  1. Ser Dedicado: Colabores dedicados, demonstram o seu compromisso e lealdade para com a empresa, tornando-os mais produtivos
  2. Inspirar Confiança: A confiança é uma qualidade que as empresas valorizam pois um colaborador confiante contribui mais ativamente, trabalha mais eficazmente, e é um excelente modelo a seguir para os seus colegas.
  3. Ser Proativo: De acordo com este estudo, a proatividade estimula o desempenho e a inovação das equipas e das organizações, bem como melhora o bem-estar e as carreiras dos colaboradores.
  1. Ter uma perspetiva crítica: Ter uma perspetiva crítica está intimamente relacionado com a confiança. Ao ser crítico, os colaboradores podem adquirir conhecimento de forma mais eficaz e processar informações de maneira mais rápida. Além disso, a capacidade de avaliar situações de forma objetiva e questionar o status quo, é fundamental para o crescimento pessoal e profissional.
  1. Aceitar feedback construtivo: Colaboradores que sabem aceitar e aplicar este tipo de feedback criam oportunidades para aprender mais sobre si mesmos e, sobretudo, demonstram à empresa que estão disponíveis para crescer e agir. Estar aberto a sugestões e críticas construtivas é um passo importante para o desenvolvimento contínuo.
  1. Ser responsável: Colaboradores responsáveis são aqueles que assumem as consequências das suas ações, sejam elas positivas ou negativas. Além disso, a responsabilidade inclui cumprir prazos, assumir compromissos e agir com integridade em todas as circunstâncias.
  1. Ser independente: Um colaborador independente é tão importante quanto um colaborador que trabalha em equipa, pois demonstra a confiança e a autonomia necessárias para realizar as suas tarefas diárias. Ter a capacidade de tomar decisões informadas e resolver problemas de forma independente, são qualidades valiosas no ambiente de trabalho.
  1. Comunicar com facilidade: Todos os colaboradores precisam de comunicar com os seus colegas, fornecedores e clientes. Como tal, a necessidade de saber comunicar eficazmente é uma qualidade indispensável. Isto inclui não apenas a capacidade de expressar ideias com clareza, mas também de ouvir atentamente e colaborar de forma construtiva, para alcançar objetivos comuns.
  2. Estar disposto a aprender: Estar disposto a aprender significa que o colaborador está também disposto a desafiar-se e a melhorar o seu método de trabalho, alcançando sucesso no mundo corporativo.
  3. Privilegiar a adaptabilidade: Colaboradores que privilegiam a adaptabilidade são colaboradores que são capazes de se destacar em momentos de mudança ou quando enfrentam novos obstáculos. 

Ter estas 10 qualidades não te ajuda apenas a ter sucesso no teu emprego, mas também faz de ti o colaborador perfeito para qualquer empresa. Se conseguires identificar todas (ou quase todas) essas qualidades em ti, estarás preparado para sobressair no mundo profissional. Desta forma, cultiva essas habilidades para estares pronto para brilhar na tua carreira profissional.